Os tempos mudaram, e a arquitetura também. Espaços grandes, que antes eram ligados ao conforto e à qualidade de vida, atualmente podem ser facilmente substituídos por ambientes menores.
A tendência de apartamentos pequenos é um dos “boom” imobiliários que mais tem atraído a população. A dificuldade, no entanto, está no aproveitamento dessas infraestruturas, onde cada centímetro deve ser planejado e decorado com muito cuidado e personalidade.
Para que você, designer ou arquiteto, explore ao máximo possível essas áreas restritas e torne-as verdadeiramente agradáveis e funcionais, trouxemos 5 dicas que vão ajudar neste desafio. Leia Mais!
5 dicas para projetar e decorar ambientes pequenos
Alguns truques para que os ambientes menores cumpram bem o seu papel, sem deixar de lado a comodidade, envolvem criatividade e muita técnica. Entenda melhor a seguir:
1. Aposte em móveis planejados
Para que os espaços sejam ocupados de maneira funcional, utilizar móveis planejados torna-se a opção mais vantajosa, pois eles são feitos seguindo cada medida da área.
Além disso, armários, bancadas e outros itens terão as características da pessoa que irá usufruir do ambiente, agregando mais personalidade a ele.
2. Tenha atenção à iluminação
Especialistas indicam que, uma tendência que não vai embora tão cedo, é o aproveitamento da iluminação natural, se o local possibilita isso.
Quando as luzes são usadas a favor do espaço, há uma sensação de amplitude do ambiente, especialmente os tons puxados para o branco. Utilize essa cor em escritórios e cozinhas.
Por outro lado, a ideia é transmitir conforto, aposte em lâmpadas amarelas. Elas são ideais para sala de estar e quartos.
3. Escolha as cores mais adequadas
Hora de decidir as cores que darão vida ao local! Elas são capazes de fazer uma grande diferença na decoração, principalmente em ambientes pequenos.
Não é necessário que tudo seja branco e sem graça. Opte por colorir pontos específicos e elementos dominantes, como nos próprios móveis planejados ou em pisos e paredes.
Se o espaço for clarinho e tiver toques de cor para destacar certas partes, melhor ainda! Indicações:
- Branco
- Gelo
- Bege
- Off white
- Creme
- Cinza claro
- Tons pastéis
4. Atenção à disposição dos objetos e mobiliário
Em áreas restritas, a criatividade precisa prevalecer. Por isso, a disposição da mobília também deve ser muito bem planejada para facilitar a circulação das pessoas e oferecer eficiência ao dia a dia.
Conversar com o morador do espaço para compreender a sua rotina e quais são as suas preferências auxilia no desenvolvimento do projeto.
5. Aproveite bem os espaços
Aproveitar cada cantinho disponível com móveis multifuncionais é uma necessidade real. Esse tipo de mobiliário, como o próprio nome sugere, serve para mais de uma função, otimizando completamente o espaço do local.
Salas de estar com home office, varandas integradas ao ambiente de jantar, quartos com camas boxes com baú ou gavetas, dentre outras possibilidades trarão mais comodidade e até mesmo beleza ao lugar.
Tem mais dicas como essas em nosso blog
Para que os profissionais da área de design e arquitetura saibam o que está em alta no momento, nutrimos o nosso blog com conteúdos relevantes e superatualizados. Não deixe de acompanhar as dicas e informações presentes nele!
Gostou desse post? Quer continuar acompanhando outras dicas como essa? Então, siga a Promob em nossas redes sociais e fique sempre por dentro de tudo que for novo: Facebook, Instagram, Youtube, e Linkedin.