Confira 5 dicas para projetar e decorar ambientes pequenos

Confira 5 dicas para projetar e decorar ambientes pequenos

Os tempos mudaram, e a arquitetura também. Espaços grandes, que antes eram ligados ao conforto e à qualidade de vida, atualmente podem ser facilmente substituídos por ambientes menores.

A tendência de apartamentos pequenos é um dos “boom” imobiliários que mais tem atraído a população. A dificuldade, no entanto, está no aproveitamento dessas infraestruturas, onde cada centímetro deve ser planejado e decorado com muito cuidado e personalidade.

Para que você, designer ou arquiteto, explore ao máximo possível essas áreas restritas e torne-as verdadeiramente agradáveis e funcionais, trouxemos 5 dicas que vão ajudar neste desafio. Leia Mais!

5 dicas para projetar e decorar ambientes pequenos

Alguns truques para que os ambientes menores cumpram bem o seu papel, sem deixar de lado a comodidade, envolvem criatividade e muita técnica. Entenda melhor a seguir:

1. Aposte em móveis planejados

Para que os espaços sejam ocupados de maneira funcional, utilizar móveis planejados torna-se a opção mais vantajosa, pois eles são feitos seguindo cada medida da área.

Além disso, armários, bancadas e outros itens terão as características da pessoa que irá usufruir do ambiente, agregando mais personalidade a ele.

2. Tenha atenção à iluminação

Especialistas indicam que, uma tendência que não vai embora tão cedo, é o aproveitamento da iluminação natural, se o local possibilita isso.

Quando as luzes são usadas a favor do espaço, há uma sensação de amplitude do ambiente, especialmente os tons puxados para o branco. Utilize essa cor em escritórios e cozinhas.

Por outro lado, a ideia é transmitir conforto, aposte em lâmpadas amarelas. Elas são ideais para sala de estar e quartos.

3. Escolha as cores mais adequadas

Hora de decidir as cores que darão vida ao local! Elas são capazes de fazer uma grande diferença na decoração, principalmente em ambientes pequenos.

Não é necessário que tudo seja branco e sem graça. Opte por colorir pontos específicos e elementos dominantes, como nos próprios móveis planejados ou em pisos e paredes.

Se o espaço for clarinho e tiver toques de cor para destacar certas partes, melhor ainda! Indicações:

  • Branco
  • Gelo
  • Bege
  • Off white
  • Creme
  • Cinza claro
  • Tons pastéis

4. Atenção à disposição dos objetos e mobiliário

Em áreas restritas, a criatividade precisa prevalecer. Por isso, a disposição da mobília também deve ser muito bem planejada para facilitar a circulação das pessoas e oferecer eficiência ao dia a dia.

Conversar com o morador do espaço para compreender a sua rotina e quais são as suas preferências auxilia no desenvolvimento do projeto.

5. Aproveite bem os espaços

Aproveitar cada cantinho disponível com móveis multifuncionais é uma necessidade real. Esse tipo de mobiliário, como o próprio nome sugere, serve para mais de uma função, otimizando completamente o espaço do local.

Salas de estar com home office, varandas integradas ao ambiente de jantar, quartos com camas boxes com baú ou gavetas, dentre outras possibilidades trarão mais comodidade e até mesmo beleza ao lugar.

Tem mais dicas como essas em nosso blog

Para que os profissionais da área de design e arquitetura saibam o que está em alta no momento, nutrimos o nosso blog com conteúdos relevantes e superatualizados. Não deixe de acompanhar as dicas e informações presentes nele!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.