Conheça o “próximo normal” na arquitetura e design de interiores

Conheça o “próximo normal” na arquitetura e design de interiores

Quase três anos se passaram desde que entramos em um processo de readaptação social por conta da pandemia de Covid-19. O pico da doença passou – ainda bem -, mas deixou para trás muitas mudanças.

Além das que já conhecemos, destacam-se também as transformações na arquitetura e design de interiores. O impacto nessas áreas virou assunto entre os profissionais, que buscam compreender o que mudou e o que está por vir.

Você sabe o que o “próximo normal” reserva para escritórios e home offices? Elencamos algumas dicas para projetar e decorar ambientes que se adequam às novas necessidades do mercado. Leia Mais!

Pandemia potencializou o trabalho fora do escritório

A urgência do confinamento trouxe o home office com força à vida de milhares de trabalhadores brasileiros. Para isso, foi preciso adaptar as casas e criar um espaço exclusivo de trabalho.

Essa tarefa, no entanto, não é das mais fáceis, principalmente para cidadãos comuns realizarem por conta própria. Os ambientes devem ser adequados, sempre com o intuito de realizar as tarefas diárias com conforto, ergonomia e concentração.

Escritórios pós-pandemia: qual a influência na arquitetura?

A retomada aos escritórios aconteceu de forma gradual, com o modelo híbrido marcando presença na maioria das empresas.

Entretanto, tornou-se necessário realizar mudanças na arquitetura e no design para receber os colaboradores com segurança, sem deixar de lado o bem-estar. Transformações que chegaram para ficar e já moldam o “próximo normal”.

Na intenção de configurar esses ambientes, arquitetos e designers são requisitados para criar projetos que seguem as tendências do pós-pandemia. Por isso, estar por dentro das principais novidades e indicações do momento é fundamental.

Dicas para projetar e decorar ambientes de trabalho

Confira 9 sugestões para desenvolver projetos de home offices e escritórios adaptados ao trabalho híbrido.

  1. Utilize biombos ou outros divisores para dar privacidade ao espaço de home office. 
  2. Escolha com cautela a iluminação para não causar cansaço visual e garantir um bom desempenho no trabalho.
  3. Defina uma área do escritório para que os funcionários possam realizar a desinfecção dos calçados e objetos. Neste mesmo ambiente, crie espaços de armazenamento ou lockers.
  4. Caso não haja espaço exclusivo para o home office, adapte cantos do quarto, da sala de jantar ou até mesmo da varanda para criar uma estação de trabalho. Aqui, aposte em móveis com rodízio ou dobráveis, iluminação adaptável e garanta que haverá uma boa acústica.
  5. Explore todos os cantos do escritório, distribuindo puffs e poltronas, por exemplo, para que as equipes não se concentrem em apenas um local.
  6. Divisórias de acrílico entre as mesas do escritório são boas alternativas para que os funcionários não percam o contato visual, mas sigam em uma distância segura.
  7. Utilize revestimentos práticos para facilitar a limpeza dos ambientes, como cerâmica e vinílico.
  8. Aposte na automação e outros recursos tecnológicos para implementar sistemas hands off, ou seja, sem necessidade de serem acionados com toques.
  9. Áreas de descompressão também são excelentes oportunidades para manter o bem-estar das pessoas no escritório. Invista em móveis acolhedores, estofados, almofadas, etc. Nestes espaços, evite o acúmulo de informações nas paredes.

Crie ambientes com a tecnologia mais moderna de renderização

Com o Promob Plus Professional, você tem acesso a uma variedade de funcionalidades, que vão desde a biblioteca de modulação com itens prontos e editáveis até a documentação técnica precisa e detalhada.

Conheça todos os detalhes desse software completo e conquiste a qualidade e a agilidade necessárias para criar os seus projetos.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.