Designers de interiores famosos: confira os mais conhecidos

Designers de interiores famosos: confira os mais conhecidos

designers de interiores famosos os mais conhecidos

Conhecer a obra dos designers de interiores famosos, seus estilos e entender por que eles gravaram seus nomes em um mercado tão concorrido pode ser uma inspiração e tanto para criar projetos cada vez melhores. Seja pelo uso de materiais inovadores ou por trazer um conceito diferente do usual, muitos nomes chamam a atenção.

Entre os profissionais que revolucionaram o mercado da decoração estão Patricia Urquiola, Phillippe Starck, Karim Rashid e Marcel Wanders. Confira os designers de interiores mais conhecidos, inspire-se com suas trajetórias e trabalhos e veja como alguns conceitos podem ser aplicados no dia a dia!

Karim Rashid, a lenda

Não é à toa que Karim Rashid é conhecido como uma lenda do design moderno. Com mais de 300 prêmios e atuação em mais de 40 países, o profissional é versátil, assinando peças nas categorias mais diversas, como eletrodomésticos, roupas e móveis. Em comum em todas as obras está a visão única de Rashid, que enxerga o design como uma forma de crítica cultural, ilustrando a transformação da sociedade.

Nascido em 1960, o designer egípcio foi criado no Canadá, onde se formou em Design Industrial e concluiu seus estudos na Itália. De lá para cá, Rashid trabalhou com diversas marcas, transitando no segmento de luxo com parcerias com Veuve Clicquot e Alessi, até assinando projetos mais democráticos para marcas como 3M e Umbra.

A versatilidade está alinhada ao conceito de “designocracia” criado pelo designer, em que defende que todos devem ter acesso a peças belas, com a erradicação de diferenças culturais.

O plástico é elemento central do trabalho de Rashid. O artista acredita que o material permite que ele seja trabalhado de diversas maneiras, em variados projetos. O passado não tem vez em suas obras. Para Rashid, o mundo deve viver o presente. Por isso, as pessoas devem buscar aproveitar cada momento rodeadas de objetos e experiências inspiradores e belos. O site e o Instagram de Karim Rashid são fontes de inspiração indispensáveis para designers de todas as linhas.

Marcel Wanders, o extravagante

Um dos fundadores da Moooi e atualmente seu diretor artístico, Marcel Wanders é um dos designers de interiores famosos mais solicitados do mundo. Sensível, extravagante, inovador. Não são poucos os adjetivos que buscam definir o profissional, que atraiu reconhecimento global pela peça Knotted Chair, produzida pela Droog Design em 1996. O item foi construído com materiais altamente tecnológicos, mas por outro lado com processo produtivo simples.

Designer de interiores e de produto, Wanders já trabalhou com algumas das marcas mais valorizadas do mundo, como Alessi, Puma, Target e MAC Cosmetics. A arquitetura também faz parte do seu escopo de trabalho, assinando projetos como o hotel Mondrian South Beach, em Miami, e a loja Villa Moda, em Bahrain.

O alemão, baseado em Amsterdã, afirma que sua missão é criar um ambiente de amor, viver com paixão e tornar os sonhos realidade. Diferentemente de alguns designers, Wanders afirma que busca reverenciar o passado em seu trabalho para, assim, criar algo que seja mais do que moderno e permaneça mesmo com o passar dos anos. Não deixe de conferir o Instagram do artista!

Patricia Urquiola, a experimentalista

A designer e arquiteta espanhola que atualmente vive em Milão já recebeu inúmeros prêmios. Entre eles, Designer da Década, das revistas alemãs “Home” e “Häuser”. Nascida em 1961, Patricia Urquiola é conhecida por mesclar técnica apurada com sensibilidade, sem nunca deixar de lado a pegada experimental.

É uma designer que gosta de apostar em novidades tecnológicas, mas tem a busca pelo conforto como tema central em suas peças. O traço minimalista de sua arte pode ser visto na arquitetura do hotel 5 estrelas Il Sereno no Lago de Como, na Itália, e em peças como o cesto de couro da coleção Pequenos Nômades, da Louis Vuitton.

Eclética, Patricia Urquiola também assina a reedição da cadeira Lilo, lançada pela marca italiana Moroso, que tem como inspiração o design escandinavo dos anos 1950. Cadeiras e poltronas, aliás, são peças constantes no portfólio da espanhola, que conjuga a vibração da Espanha com as linhas elegantes italianas, fazendo uma arte acessível e democrática para o público. Confira o trabalho de Patricia Urquiola no seu site e também no Instagram.

Phillippe Starck, o inovador

Para Phillippe Starck, a tecnologia é um milagre. Por isso, a inovação está sempre presente em sua longa lista de projetos. Um dos designers mais reconhecidos dos últimos tempos, o profissional é versátil: móveis, restaurantes, hotéis, iates e até mesmo medalhas olímpicas fazem parte do seu arquivo de criações.

O artista, que garante que consegue desenhar uma cadeira em poucos minutos, alcançou tanto reconhecimento principalmente por suas reinterpretações de objetos comuns do cotidiano. A democratização da arte, inclusive, é uma de suas bandeiras. Para o francês, o design deve ser para todos. O preço dos seus produtos é uma questão central. Com o objetivo de tornar o design democrático, investe cada vez mais no uso do plástico em suas peças, já que com esse material é possível produzir mais e vender por menos.

Entre os projetos mais conhecidos do designer francês, nascido em 1949, está a cadeira Louis Ghost para a marca Kartell. Também foram reconhecidos pelo mercado criações como o espremedor Juicy Salif, com pegada futurista (desenvolvido em 1990 para a Alessi) e a escova de dentes de 1989.

“Subversivo, ético, ecológico, político, humorado… É assim que vejo meu papel como designer”, resume Phillippe Starck. Veja mais sobre a trajetória e trabalho do francês em seu site e no seu Instagram. Assim, você pode se inspirar e ver como é possível criar projetos incríveis mesmo com matérias-primas que, à primeira vista, parecem comuns.

Em suma, conhecer o trabalho de designers de interiores famosos e estar por dentro das últimas tendências é essencial para fazer um bom trabalho nesse mercado. Por isso, não deixe de acompanhar o trabalho desses profissionais que são referências em suas áreas de atuação e inspire-se para criar projetos de design de interiores com cada vez mais qualidade!

Gostou deste conteúdo? Assine agora mesmo nossa newsletter e fique sempre por dentro das novidades do mercado de design de interiores!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.