Tendências de decoração infantil para 2019: conheça as principais

Tendências de decoração infantil para 2019: conheça as principais

Tendências de decoração infantil

Ficar ligado nas principais tendências de decoração infantil é essencial para designers de interiores que não querem ficar para trás em relação à concorrência e buscam sempre estar antenados com o que há de mais novo no mercado.

Para 2019, a expectativa é que a criatividade e a inovação deem o tom nos projetos para o segmento infantojuvenil, o que é sob medida para quem deseja criar projetos fora da caixa, que surpreendam os clientes e não deixem de atender às suas necessidades e estilo de vida.

Entre as tendências que você deve acompanhar estão decoração para meninos e meninas, utilização de personagens e estilo escandinavo. Quartos compartilhados, método montessoriano e o evergreen também são apostas que não podem ficar fora do seu radar. Conheça as principais tendências de decoração infantil para 2019!

Estilo escandinavo

Visual clean, padrões em destaque e aposta em atmosfera minimalista, em que a simplicidade é o destaque. Essas são algumas das principais características do estilo escandinavo, uma tendência de decor que chegou também aos quartos infantis. Com predominância do branco, nessa aposta de decoração a madeira também tem vez.

Discreto, o estilo é a aposta perfeita para mães e pais que valorizam formas e materiais orgânicos, que, apesar de simples, não deixam de ser divertidos. No quarto escandinavo, cada objeto tem seu lugar, o que torna o estilo ideal para quem preza por um ambiente organizado.

Quarto montessoriano

A disposição de móveis e objetos na altura dos olhos da criança é a principal característica do quarto infantil que segue o método montessoriano. O principal objetivo é oferecer liberdade e autonomia para os pequenos se deslocarem no espaço com total segurança.

Esse modelo de quarto tem encantado os pais que desejam criar um espaço totalmente voltado para as necessidades das crianças, e não dos adultos. Ao apresentar um projeto nessa linha, não deixe de incluir o berço que fica mais próximo ao chão e sem grades — um dos acessórios queridinhos dos adeptos do método. Parecido com uma cama, o móvel estimula a aprendizagem dos pequenos, que têm mais autonomia para se deslocar e se desenvolver.

Espaço compartilhado

Outra tendência para 2019 é a aposta em quartos compartilhados para crianças que têm uma faixa etária próxima. Nesse tipo de projeto, é essencial respeitar o estilo de cada pequeno. O cantinho de cada criança pode ser diferenciado por meio de cores e acessórios, como baús e banquinhos, por exemplo.

O ideal é optar por paredes em cores neutras e dar o toque de cor em móveis e objetos, que podem ser personalizados segundo o estilo de cada filho.

Decoração para meninos e meninas

Foi-se o tempo em que quarto de menina tinha que ser rosa e de menino, azul. Neste ano, a tendência é optar por um decoração que vale para garotos e garotas.

Tons como verde, amarelo e lilás, que fogem do lugar comum, ganham espaço. O ideal é sempre conhecer as cores preferidas dos pequenos para montar um projeto de quarto infantil alinhado com a personalidade e gosto do pequeno morador. Objetos que não seguem nenhum gênero específico também têm espaço nesse tipo de projeto.

Evergreen

A principal característica dos projetos de decoração infantil que seguem o estilo evergreen é o uso de móveis que possam acompanhar os pequenos nas mais diversas idades. Essa tendência é perfeita para clientes que não querem mudar o tempo todo o projeto do quarto dos filhos.

Essa atemporalidade é vista principalmente na marcenaria, com camas e estantes que podem acompanhar a criança até a adolescência. Ao longo do tempo, é possível mudar a cara do espaço com novos objetos de decoração que acompanhem o gosto da criança e trocando as roupas de cama, por exemplo.

Personagens

De Peppa Pig a Galinha Pintadinha, passando pelos tradicionais super-heróis, como Batman, X-Men e Mulher Maravilha, crianças amam personagens. E eles continuam em alta em 2019.

Para não deixar seu projeto de interiores com informação em excesso e nem datado, prefira optar pelos personagens em objetos de decoração mesclando-os com móveis mais neutros. Usar um papel de parede é outra forma de usar o tema.

Ao ter esses cuidados, fica mais fácil mudar o espaço quando os pequenos crescerem um pouco. Basta trocar os acessórios e renovar o ambiente com outro tipo de tema.

Temas genéricos

Projetos de quartos infantis com temas mais genéricos, como floresta e praia, também estão em alta em 2019. A dica para esse tipo de design é liberar a criatividade e transportar as crianças para o universo escolhido.

Caso o tema seja fundo do mar, aposte em decorações de peixes e outros seres marinhos. Na paleta de cores não podem faltar tons de azul e areia, por exemplo.

Se a pedida for criar um espaço inspirado em uma floresta ou montanha, tons terrosos são ideais, assim como padronagens que lembrem essa temática, como folhas.

Parede lousa

Outra tendência para 2019 é prever um espaço para as crianças exercitarem sua criatividade no seu espaço de dormir e brincar.

Nesse sentido, a parede lousa é a escolha ideal. Além de dar um ar moderno e descolado ao quarto, permite que os pequenos desenhem, escrevam recados e façam o que a imaginação mandar.

Versátil, esse tipo de parede combina com os mais diversos estilos de decoração, ganhando espaço mesmo em quartos que já têm um projeto pronto.

Móveis antigos

O vintage também chegou à decoração infantil. Uma tendência forte para 2019 é usar móveis antigos no quarto dos pequenos. Cômodas, armários e cadeiras que pertenceram aos pais ou ao avós ganham uma nova chance no espaço infantil, dando um ar de aconchego e fortalecendo os laços familiares.

Para um projeto de decoração infantil impecável, não deixe de considerar a personalidade e o estilo de vida dos pequenos moradores.

O ideal é que, independentemente de tendências, o quarto das crianças esteja alinhado com o restante da casa, criando um estilo harmônico para todo o lar. Siga nossas dicas e faça um projeto de decoração infantil impecável!

Gostou deste conteúdo? Continue com a gente e leia mais sobre qual é o custo de um projeto.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

tela-de-projeto-renderizado-no-promob-plus
Designers e Arquitetos

Promob Eleva o Padrão na Expo Revestir 2024 com suas Inovadoras Soluções de Software para o Setor Moveleiro

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

Dicas essenciais para otimizar espaços em apartamentos pequenos: ressignifique as paredes, integre ambientes, aposte em portas de correr e móveis sob medida e multiúso. Transforme seu lar compacto em um ambiente aconchegante e funcional!
Designers e Arquitetos

5 dicas para otimizar o espaço em apartamentos pequenos

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.