Ações de branding para desenvolver em sua marcenaria

Ações de branding para desenvolver em sua marcenaria

Ações de branding para marcenaria

Investir em ações de branding é um dos passos mais importantes para garantir que sua marcenaria se destaque em relação às suas concorrentes e tenha sucesso ao fidelizar seus clientes. Apesar da importância do conceito, muitos empresários têm dúvidas sobre o que ele realmente significa e, principalmente, como colocá-lo em prática mesmo em um pequeno negócio. Mas não se preocupe, nós ajudamos!

De uma forma resumida, branding ou brand management é a gestão de uma marca com o objetivo de torná-la conhecida e, principalmente, admirada por seus consumidores. Ou seja, as ações de branding de uma marca devem estar relacionadas aos seus valores, posicionamento e propósitos para, assim, conectá-la com possíveis clientes, aumentando as chances deles comprarem com a empresa.

Entre possíveis ações relacionadas ao branding que você pode apostar no seu negócio estão construir sua marca, definir seu público-alvo, escolher os canais certos, utilizar as redes sociais a seu favor e investir em comunicação personalizada. Conheça 6 ações de branding para apostar em sua marcenaria!

1. Construa sua marca

O primeiro passo para investir em branding na sua marcenaria é construir sua marca. A principal pergunta que tem que ser feita nesse sentido é como você gostaria que sua empresa fosse percebida pelos seus clientes. Construir uma marca é um trabalho que leva tempo e exige, antes de tudo, coerência.

Se você deseja que sua marcenaria seja vista pelos consumidores como uma empresa que presta um atendimento, excepcional não pode demorar dois dias para responder a uma pergunta feita por e-mail por um potencial cliente, por exemplo.

O mesmo vale para uma marcenaria que divulga que seus produtos têm um design único, mas produz apenas itens similares à concorrência. Construir a marca passa por ser fiel ao seu posicionamento de mercado.

2. Defina o público-alvo

Outra ação de branding essencial para sua marcenaria é a definição do público-alvo. Saber para quem você quer vender é importante para, assim, apostar em ações que estão alinhadas com o que o seu potencial cliente precisa e deseja.

Uma marcenaria que tem como foco um público classe A, por exemplo, deve criar não só produtos exclusivos, com materiais nobres, mas também, investir em comunicação mais exclusiva e direcionada a um público acostumado com tratamento de alto padrão.

Empresas que focam em jovens devem apostar em uma comunicação mais digital e ter uma estratégia de redes sociais mais robusta do que aquelas que tem como público-alvo pessoas com mais idade. Lembre-se de que os clientes que gostaria de ter é que direcionarão não só seus produtos como também outros pontos, como ações de marketing e atendimento.

3. Escolha bem seus canais

Além de definir o público-alvo, é preciso também escolher os canais de comunicação usados pela sua marcenaria. Foi-se o tempo em que bastava um ponto comercial e uma linha telefônica para conquistar a preferência dos clientes. Hoje, é preciso ir além e estar onde seu público-alvo deseja encontrar você.

Nesse sentido, é importante criar uma estratégia de comunicação sólida e definir em que canais a empresa falará com o consumidor. Você pode apostar, por exemplo, em ações via e-mail marketing, mala direta impressa ou apenas redes sociais. Tudo depende do perfil do público que deseja alcançar. É importante que seus canais estejam alinhados com os hábitos do seu consumidor.

4. Utilize as redes sociais a seu favor

Uma estratégia prática e barata de branding é usar as redes sociais para divulgar sua marcenaria. Além de facilitar o acesso de potenciais clientes ao seu negócio, ao marcar presença em sites como Instagram e Facebook, você fortalece sua marca e aumenta as chances de criar uma reputação positiva para ela.

Para isso, é  importante ter em mente que sua presença nas redes não deve se resumir à divulgação de produtos para venda. Busque criar um relacionamento com os consumidores, compartilhando conteúdos relevantes para ele. Dessa forma, fica mais fácil fortalecer sua marca e fazer com que os consumidores vejam nela sinônimo de autoridade no segmento de marcenarias.

5. Invista em comunicação personalizada

Os clientes não são iguais, por isso, a maneira com que o seu negócio fala com eles também não pode ser. Uma ação de branding eficaz é apostar na comunicação personalizada, mostrando que cada consumidor é único para sua empresa.

Para acertar nessa estratégia, é essencial ter o máximo de informações sobre cada cliente para, assim, se comunicar da forma que for mais conveniente para ele. Quando uma marca faz com que o cliente se sinta único e especial, ele certamente dá preferência para ela na hora de fazer um pedido, além de ter o nome da empresa sempre na sua lembrança, recomendando os serviços para amigos e familiares.

Mesmo ações simples fazem a diferença, como chamar o cliente pelo nome em e-mails marketing e enviar uma comunicação especial em datas especiais, como aniversários.

6. Não de esqueça das ativações

Para fortalecer a marca da sua marcenaria é preciso que ela seja conhecida e, também, lembrada pelos clientes. Por isso, não deixe de investir em ações de marketing e ativações para manter o nome da sua empresa vivo na memória dos seus clientes e apresentá-la para consumidores que ainda não usaram seus serviços.

Entre as ações que você pode realizar é oferecer um desconto para a segunda compra após o cliente fazer o seu primeiro pedido com a marcenaria. É possível, também, dar um item de graça quando o consumidor gastar acima de determinado valor. Para acertar nas suas ativações, é importante sempre considerar o perfil do público-alvo.

Investir em ações de branding é essencial para fortalecer a marca da sua marcenaria e torná-la conhecida e respeitada no mercado. Aposte nessas estratégias e comece agora mesmo a criar uma reputação para seu negócio no setor moveleiro. Mesmo ações simples podem fazer toda a diferença na percepção que os clientes têm do seu negócio e fazer com que sua marca se sobressaia em relação a toda a concorrência do mercado.

E você, pretende aplicar alguma dessas ações de branding na sua marcenaria? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.