DESCUBRA COMO CAPTAR CLIENTES REMOTAMENTE COM ESTAS 7 TÉCNICAS

DESCUBRA COMO CAPTAR CLIENTES REMOTAMENTE COM ESTAS 7 TÉCNICAS

Captar clientes é uma atividade que precisa ser desenvolvida de modo constante, especialmente pelas lojas de móveis. O motivo é simples: por serem itens de maior preço, são adquiridos com menor frequência. Correr atrás das vendas recorrentes é, portanto, fundamental para o sucesso do negócio.

Aqui, entra a possibilidade de usar os canais digitais. Eles são importantes em qualquer período, principalmente nos mais desafiadores da economia. Por meio deles, é possível retomar as vendas, fechar negócios com segurança e atender a um número maior de clientes. Afinal, com o atendimento remoto, não existem fronteiras.

A dúvida que fica é: como captar clientes de forma remota? Se você também tem esse questionamento, saiba que várias estratégias podem ser adotadas. Neste post, apresentamos as 7 técnicas principais. Então, que tal conferir para colocar em prática?

1. Desenvolva um bom marketing digital

O marketing digital prevê um contato menos invasivo com o potencial cliente. Em vez de entrar em contato com ele já para vender, você se coloca à disposição em algum momento da jornada de compra e educa esse consumidor com o objetivo de mostrar por que os seus móveis resolvem o problema atual. Dentro dessa estratégia, várias iniciativas podem ser colocadas em prática. Entre elas, estão:

        realização de campanhas pagas a fim de atrair clientes e fechar negócios com mais rapidez;

        aplicação do marketing de conteúdo, que consiste em oferecer conteúdos relevantes para gerar mais negócios e se colocar como referência;

        uso de SEO, para adotar palavras-chave corretas e permitir que o seu site ou seu blog apareça nos primeiros lugares da página de resultados dos buscadores;

        adoção de e-mail marketing, que ajuda a manter o relacionamento de longo prazo e a nutrir o contato com o cliente por meio de mensagens frequentes.

Perceba que, com exceção da primeira dica, as demais contribuem para o tráfego orgânico, que é mais consistente e traz resultados no longo prazo. Por isso, é necessário investir mais nelas e usar as mídias pagas como complemento para alcançar bons resultados com agilidade.

2. Invista em um software de gestão

Os softwares de gestão centralizam os dados do negócio para facilitar o acesso a eles. Desse modo, é possível interpretá-los, transformá-los em informação e gerar insights relevantes. Por exemplo, ao ver que as vendas estão em queda, é possível criar estratégias de marketing e acompanhar os resultados para ver se a receita aumenta.

Da mesma forma, as soluções permitem visualizar gargalos que prejudicam a fluidez do fluxo de trabalho. Por isso, utilizar esse recurso é uma maneira de otimizar as atividades e alcançar melhores resultados.

Outra contribuição do software de gestão se refere ao relacionamento com o cliente. Como o histórico do consumidor pode ser armazenado, fica mais fácil fazer ofertas direcionadas por e-mail, telefone e outros recursos remotos. Assim, é possível captar os clientes e retê-los.

3. Marque presença nas redes sociais

Como conseguir novos clientes por meio das redes sociais? Essas mídias são ideais para atrair consumidores e manter um bom relacionamento com quem já comprou seus produtos. O motivo para isso é a geração de visibilidade e o fortalecimento do contato.

O cuidado necessário é com a definição de quais são as melhores redes sociais para marcar presença. Como existem várias, é importante ver quais delas são mais usadas pelo público-alvo.

Esse dado varia conforme o tipo de negócio, mas a tendência é que o maior número de usuários esteja no Instagram (92,5% para usuários e 89,4% para empresas) e no Facebook (92,1% para usuários e 97,5% para empresas). O resultado é da pesquisa Social Media Trends 2019.

4. Automatize processos

A automação consiste em garantir a realização de tarefas operacionais sem a intervenção humana para que a equipe foque as atividades estratégicas. Por exemplo, em vez de perder tempo com a atualização diária de estoque, o software de gestão faz a verificação automática a partir das vendas realizadas.

Com isso, a equipe tem tempo para se voltar para o atendimento aos clientes a fim de manter um bom relacionamento com eles e incentivar a compra recorrente. Essa otimização também pode ser feita com realização de projetos e outras atividades importantes.

Como a automação de processos contribui para a captação de clientes de forma remota? A ideia é usar as informações disponíveis para direcionar promoções, descontos e campanhas. Além disso, o atendimento é favorecido, já que o time de vendas se volta para nutrir o relacionamento com o consumidor e estimular a tomada de decisão.

5. Integre sistemas

Todas as informações do negócio precisam estar disponíveis em apenas um lugar. Isso facilita a obtenção de dados e a definição das próximas etapas a serem realizadas. Por isso, a integração de sistemas também contribui para a captação dos clientes de forma remota.

Um software de gestão especializado já abrange esse quesito. Por meio dele, você gerencia todos os processos, a carteira de clientes e analisa o desempenho das vendas na loja de móveis. Entre as atividades possíveis, estão:

        organização do atendimento;

        padronização do fluxo de trabalho;

        gerenciamento dos projetos em andamento;

        acesso a informações gerenciais.

Desse modo, você atende o cliente de forma remota, armazena os dados necessários e dá sequência ao projeto até mesmo em situações desafiadoras, em que o comprador está longe ou não pode visualizar o trabalho. Além disso, com esse trabalho especializado, surgem vários benefícios, como:

        redução do tempo entre o recebimento do pedido e a entrega final;

        evolução nos índices de conversão;

        aumento no faturamento;

        diminuição de custos nos projetos;

        crescimento na produtividade do fluxograma.

6. Faça a adesão ao omnichannel

O omnichannel prevê a integração de todos os canais de atendimento ao consumidor, sejam físicos ou digitais. Para o atendimento remoto com foco na captação dos clientes, é essencial, porque melhora a experiência do público e oferece mais possibilidades de interação.

Essa prática também atende às demandas do novo consumidor. Ele deseja ter flexibilidade e rapidez no contato com a marca. Para isso, é preciso rever os processos internos de gestão para que tudo esteja integrado. As lojas precisam ser reestruturadas, e a equipe, treinada para dar continuidade ao atendimento sem haver perda de tempo.

7. Crie e apresente projetos on-line

A elaboração dos projetos pode ser feita à distância, assim como sua apresentação e manutenção do relacionamento com os clientes. Com a ajuda das soluções certas, é possível desenvolver modulações, renderizar e criar projetos em 3D.

Você pode enviar um arquivo fechado ao cliente e permitir que ele faça suas considerações até chegar a um consenso sobre o resultado a ser atingido. Assim, mesmo de forma remota, é possível continuar as negociações e satisfazer o consumidor.

Para todas essas atividades, é preciso contar com ferramentas especializadas. As soluções específicas para lojas de móveis são adequadas aos processos internos desse tipo de negócio, facilitando a automação de atividades e o fluxo de trabalho, além de contribuírem para a captação de clientes de forma remota.

E você, quer conhecer soluções que ajudam a alcançar esses benefícios, especialmente no que se refere a captar clientes? Entre em contato com a Promob e converse com nossos especialistas para saber quais de nossos softwares ajudam sua loja de móveis a alcançar o sucesso.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.