Estratégias de fidelização: conheça 5 para sua marcenaria

Estratégias de fidelização: conheça 5 para sua marcenaria

Estratégias de fidelização conheça 5 para sua marcenaria

Investir em estratégias de fidelização deve ser aposta de todo empreendedor que deseja que os consumidores dos seus produtos voltem a comprar com a marca e, até mesmo, a indiquem para outras pessoas de sua rede de contatos. Para garantir que os clientes de sua marcenaria adquiram outros móveis com certa frequência é preciso, então, investir tempo e apostar em ações para manter o negócio sempre na cabeça do consumidor.

Entre as estratégias que você não pode deixar de ter no seu radar estão criar programas de fidelização, aprimorar a experiência de atendimento, oferecer descontos na próxima compra e ter um catálogo. Confira 5 estratégias de fidelização para melhorar as vendas sua marcenaria!

1. Conheça seus clientes

O primeiro passo para fidelizar clientes e melhorar ainda mais as vendas da sua marcenaria é conhecer quem compra com você. Para isso, é preciso ir além das informações básicas dos consumidores, como endereço, telefone e data de nascimento.

Busque informações que ajudem a traçar um perfil completo dos clientes, como produtos que  a pessoa mais compra, forma de pagamento preferida e melhor canal para entrar em contato com o consumidor. Dessa forma, você pode enviar promoções que realmente interessem ao cliente e por um meio de comunicação que não seja invasivo para ele.

Quanto melhor você conhecer quem compra seus produtos, mais fácil será desenvolver estratégias que realmente se convertam em bons resultados para seu o seu negócio.

2. Crie programas de fidelização

Depois de garantir que você sabe quem são os clientes da sua marcenaria, é hora de criar ações para garantir que eles sempre voltarão a comprar com você. Nesse sentido, é essencial apostar na criação de programas de fidelização para mostrar para o consumidor que fazer negócio novamente com sua empresa trará vantagens para ele.

Para acertar na hora de criar o programa de fidelização, é essencial considerar o perfil dos clientes da sua marcenaria. Você pode, por exemplo, criar um cartão em que o cliente acumula selos depois de gastar determinado valor em compras. É possível, também, oferecer brindes a partir de certo número de compras.

Independentemente de como funcionar o programa de fidelização da sua marcenaria é essencial que o cliente veja vantagem em participar. É preciso deixar claro para ele quais são os benefícios da fidelidade e, também, ser transparente em relação ao que a pessoa ganhará ao comprar sempre com a sua empresa.

3. Aprimore a experiência de atendimento

Oferecer uma experiência de atendimento exclusiva e personalizada é um dos passos mais importantes para conquistar os clientes e fazer com que eles sempre retornem para novas compras.

Com isso em mente, garanta que todos seus processos de atendimento têm como meta mostrar ao consumidor que ele é único. É essencial reforçar que a marcenaria tem a preocupação de oferecer a melhor experiência de compras possível, desde o primeiro contato até o pós-venda.

Para melhorar a experiência de atendimento oferecida ao cliente, é preciso, antes de tudo, que a equipe de vendas entenda que deve atender o consumidor como ele gostaria de ser atendido e não de forma padronizada. Ou seja, a estratégia que funciona para um consumidor pode não ser a mais adequada para outro.

O melhor atendimento é aquele em que o vendedor entende as preferências do consumidor e oferece produtos e serviços que estão alinhados às suas necessidades e gostos.

Até mesmo a abordagem deve se personalizada e definida de acordo com as respostas dadas pelo cliente. Para isso, é essencial investir em treinamento constante da equipe para garantir que todos desenvolvam habilidades como empatia e saibam se colocar no lugar de quem está comprando.

A fidelização só acontece quando a empresa mostra uma preocupação verdadeira com o cliente. É importante que ele perceba que o principal objetivo da marcenaria não é vender a qualquer custo e, sim, oferecer produtos e serviços que realmente atendem ao que o consumidor precisa naquele momento mesmo que, em determinadas situações, isso signifique perder uma venda por não poder oferecer o que a pessoa necessita. A satisfação do cliente deve vir sempre em primeiro lugar.

4. Ofereça descontos na próxima compra

Outra estratégia de fidelização indispensável para quem melhorar as vendas da marcenaria é oferecer estímulos constantes para levar o cliente de volta à loja. Assim, não deixe de oferecer descontos para as próximas compras do consumidor com a sua marca. Dessa forma, mesmo quem não tinha a intenção de fazer novas aquisições no futuro próximo pode repensar a ideia se o benefício for realmente vantajoso.

Para a estratégia funcionar, é importante que o percentual de desconto realmente valha a pena e seja extensivo a vários itens, por exemplo. Para a ação realmente se reverter em vendas o consumidor precisa ver vantagem em fazer uma compra que não estava planejada.

5. Tenha um catálogo

Quem quer melhorar ainda mais as vendas da marcenaria deve apostar também em uma comunicação eficaz, que mostre para o cliente tudo o que negócio tem a oferecer em termos de produto. Ter um catálogo com todo o portfólio da marca é cuidado importante para reforçar para o consumidor a gama de itens que ele têm a sua disposição.

Ao oferecer o material durante ou, até mesmo, após a venda você pode estimular o cliente a adquirir outros produtos para complementar sua compra. Uma pessoa que comprou um armário, por exemplo, pode precisar também de uma mesa de cabeceira.

Além de produzir um catálogo de qualidade, que ressalte a qualidade dos produtos vendidos, é importante garantir que o cliente receba o material de comunicação. Você pode investir na produção de algo impresso ou, até mesmo virtual. Caso siga pelo segundo caminho não deixe de enviar por e-mail marketing e permitir o compartilhamento para, até mesmo, atrair mais clientes para o negócio e aumentar ainda mais o alcance dessa poderosa ferramenta de comunicação.

Coloque em prática agora mesmo essas 5 estratégias de fidelização para aumentar as vendas da sua marcenaria e alcance não só bons resultados como, também, fortaleça sua marca e reputação.

E você, tem mais alguma dica de estratégia de fidelização? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.