Manter um negócio pós Covid-19: veja 6 ideias!

Manter um negócio pós Covid-19: veja 6 ideias!

Manter um negócio pós Covid-19: veja 6 ideias!

A pandemia do novo coronavírus chegou trazendo impactos negativos em diversas esferas. Por colocar em risco a vida das pessoas, era esperado que gerasse sensação de medo e pânico em todo o mundo. Essa preocupação, consequentemente, afetou o modo como a sociedade realiza suas atividades.

O abalo na economia ficou bastante claro por atingir desde os pequenos estabelecimentos até as grandes organizações. Portanto, se você é um profissional acostumado a lidar com os desafios da indústria moveleira, já pode incluir essa situação entre os principais obstáculos a serem vencidos.

É até provável que já tenha questionado como manter um negócio após a quarentena, certo? Pois bem, para ajudar a enfrentar esse momento, listamos algumas práticas que podem ser úteis durante e depois da fase de distanciamento e isolamento social. Confira!

1. Usar ferramentas on-line

A diminuição do fluxo de pessoas e de veículos nas ruas, lojas e demais ambientes foi adotada por muitos países. Embora necessária para prevenir aglomerações e achatar a curva de contágio do COVID-19, essa prática fez com que diversas empresas precisassem paralisar suas atividades ou reduzir o número de colaboradores.

Assim, com mais pessoas trabalhando, curtindo o lazer e consumindo produtos sem sair de casa, vale a pena adotar ferramentas on-line para otimizar processos e manter a comunicação com o público em geral. Entre as opções, podemos citar:

  • chats — Discord, Slack e Microsoft Team;
  • videoconferência — Google Meet, Skype e Zoom;
  • aplicativos de mensagens — WhatsApp e Telegram;
  • recursos para compartilhamento de arquivos — Dropbox e WeTransfer.

Todas as opções são ótimas aliadas, tanto para sanar dúvidas de clientes quanto para dialogar com parceiros de negócios. A vantagem é que muitas das soluções são gratuitas e dependem apenas de conexão com a internet para funcionar.

2. Investir em mídias sociais

Outra estratégia eficaz para sobreviver ao período pós COVID-19 é se dedicar desde já à interação nas redes sociais. Pense que, por estarem limitadas a frequentar determinados locais e realizar atividades específicas, as pessoas terão mais tempo livre para navegar no Facebook, LinkedIn, Instagram e outras plataformas virtuais.

Esse é o momento ideal, portanto, para aumentar o engajamento e investir na comunicação com clientes em potencial. Algumas empresas, inclusive, conseguem vender vários produtos por meio desses canais durante o isolamento, entregando as mercadorias nas residências dos consumidores — com as devidas medidas de proteção.

Você também pode aproveitar a situação para fortalecer sua marca nas redes sociais. Para isso, invista em uma boa apresentação do negócio, exponha todos os diferenciais e, sempre que possível, responda às dúvidas enviadas pelas pessoas. Isso proporcionará uma boa experiência ao público.

3. CAPACITE-SE

Neste período de distanciamento social, instituições de educação e plataformas online liberaram cursos e atividades EAD totalmente gratuitas para que profissionais e estudantes possam aproveitar o momento para se capacitar, sem sair de casa:

Harvard:
Uma das universidades mais famosas do mundo, disponibilizou mais de 100 cursos de forma gratuita em sua plataforma de educação online. Clique aqui para conferir a lista.  

Linkedin:
A rede social de negócios, está oferecendo de forma gratuita na sua plataforma Learning o curso “Trabalho remoto: colaboração, foco e produtividade”. São 10 módulos de aprendizagem e no final você ainda receberá um certificado de participação. Para acessar clique aqui.  

FGV:
A Fundação Getúlio Vargas está oferecendo 55 cursos em sua plataforma de educação online, totalmente gratuitos. Para conferir a lista completa dos cursos oferecidos pela FGV basta clicar aqui

Lives e Webinars:
Muitas empresas estão produzindo conteúdos exclusivos para oportunizar aprendizado a seus clientes neste momento de pandemia, um dos principais formatos adotados são as transmissões ao vivo e online. 

A Promob, desde março, tem realizado semanalmente a transmissão de lives em seu canal do YouTube. Para conferir a lista de conteúdo exclusivos da Promob clique aqui. 

4. Automatizar processos

Eficiência é uma característica desejável a qualquer negócio, principalmente em momentos difíceis. Nesse sentido, uma boa forma de melhorar o desempenho dos trabalhadores e aumentar a produtividade na indústria é apostar na automatização.

A estratégia consiste em priorizar tarefas executadas com o auxílio da tecnologia e de maquinário de qualidade, substituindo ações manuais que consomem muito tempo e energia. Isso favorece a gestão empresarial e permite um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

A implementação de um ERP (sistema integrado de gestão empresarial) é um bom exemplo de automatização de processos, visto que permite controlar e monitorar uma série de atividades realizadas dentro e fora do local de trabalho.

Com esse tipo de ferramenta, você poderá operar em alta performance durante e após a crise do COVID-19. Isso porque o ERP garante uma visão mais ampla e real do negócio, o que ajuda na tomada de futuras decisões.

5. Buscar aproximação com o público

Ficou claro que o uso das redes sociais representa a melhor tática para manter contato com diferentes públicos. Porém, você pode dar um passo a mais nesse momento e aproveitar a presença na internet para gerar uma identificação das pessoas com o negócio.

O envio de questionários (via Google Forms ou outra ferramenta) pode ser interessante para fazer pesquisa de satisfação e entender mais a fundo onde estão os erros e acertos da empresa — em relação ao atendimento, cumprimento de prazos, qualidades das entregas etc.

Com base nas respostas enviadas, é possível elaborar estratégias e adotar práticas que agradem os clientes. A produção de conteúdos e de notícias que sejam do interesse dessas pessoas também é uma boa alternativa para entretê-las em tempos de isolamento.

Uma ferramenta que pode contribuir para o engajamento e envolvimento do consumidor desde o início da jornada de compra é o Mooble.com. Com ele, a experiência das pessoas em relação aos produtos que você desenvolve (móveis) fica mais interativa a partir do showroom virtual.

Basta manter a plataforma em seu site, com um catálogo completo de móveis representados em 3D. Dessa forma, é possível que os clientes elaborem projetos, simulem a composição de diferentes ambientes e se inspirem com as soluções encontradas.

Por conta de suas funcionalidades, o Mooble.com ajuda a transformar o visitante da página do seu negócio em lead para a sua marca. A consequência disso é que lojistas e equipes de venda passam a atuar de maneira a tornar o desejo do lead em necessidade de compra.

6. Criar diferenciais competitivos

A fase atual também é propícia para apresentar novos diferenciais ao público. Pode ser um atendimento humanizado durante todo o período, por exemplo, demonstrando comprometimento com a entrega de bons produtos e com a oferta de uma experiência personalizada.

Sua empresa também pode mostrar que está respeitando as determinações dos órgãos da saúde e do governo, a fim de amenizar as ameaças do coronavírus à vida humana e à economia. Para tanto, certifique-se de reforçar as medidas preventivas e informar o público por meio dos seus diferentes canais.

O momento atual requer cuidado e colaboração de todos, afinal, interfere na rotina de cada pessoa e empresa existente. Nesse sentido, além de pensar sobre como manter um negócio, é fundamental que você faça a sua parte para enfrentar a pandemia da melhor forma, com muito mais agilidade e riscos mínimos.

Agora, aproveitando que a nossa discussão tem foco na manutenção eficaz das atividades, veja também como uma solução de ponta a ponta pode ajudar a escalar o seu negócio!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.