Processos gerenciais na indústria: 7 dicas para aprimorar

Processos gerenciais na indústria: 7 dicas para aprimorar

Processos gerenciais na indústria dicas para melhorar

Otimizar os processos gerenciais na indústria é necessário para manter a competitividade do negócio. Além disso, implementar melhorias nesse tópico traz vantagens essenciais para a empresa, como alinhar objetivos, reduzir riscos e ampliar a produtividade dos funcionários de forma significativa.

Entre as dicas para melhorar processos gerenciais que não podem ficar de fora do seu radar estão fazer um mapeamento completo de todos os seus processos, identificar disfunções e, se necessário, desenvolver novas dinâmicas.

Investir em ferramentas tecnológicas, melhorar os processos de comunicação, estabelecer métricas e acompanhar resultados são outras medidas para otimizar o dia a dia da sua empresa. Confira 7 dicas infalíveis para melhorar processos gerenciais na indústria!

1. Faça um mapeamento completo dos processos

O primeiro passo para melhorar a gestão industrial é fazer um mapeamento completo de todos os processos da empresa. É preciso entender toda a dinâmica desde o pedido inicial do cliente até a entrega, analisando cada etapa do fluxo de produção.

O mapeamento deve identificar quais tarefas são feitas em sequência e como uma influencia a outra. É preciso, ainda, entender as responsabilidades de cada área em determinada etapa do processo, assim como quem é o funcionário que o executa. Recursos necessários para executar cada processo gerencial, como insumos, também devem ser identificados na hora de mapear.

2. Identifique possíveis gargalos

Com os processos gerenciais mapeados, é possível identificar possíveis gargalos que atrapalham o fluxo da empresa. É nessa etapa que, com revisão das atividades, determina-se os processos que são ineficientes e/ou não trazem resultados satisfatórios para sua indústria.

Muitas vezes, a identificação de disfunções leva a revisão de processos que há muito tempo fazem parte da rotina da empresa. Essa mudança pode ser difícil, mas deve ser feita. Apenas com essa revisão dos fluxos de trabalho e com a implementação de melhorias é possível manter a produtividade em alta e, consequentemente, garantir que seu negócio permaneça competitivo no mercado.

Uma boa prática é documentar todas as fases da revisão dos seus processos gerenciais. Assim, você tem acesso a dados valiosos, que podem apoiar mudanças em outras situações.

3. Desenvolva novos processos gerenciais

Depois de mapear, revisar e identificar possíveis disfunções nos processos gerenciais da sua indústria, é preciso também, se necessário, desenvolver novos métodos para otimizar a gestão no dia a dia e melhorar, entre outros fatores, a agilidade na tomada de decisão e a produtividade.

Nesse sentido, você pode começar eliminando processos desnecessários e, em seguida, desenvolver novas rotinas para melhorar o gerenciamento de recursos e funcionários, entre outros aspectos.

Caso você não tenha um processo específico para a gestão de fornecedores da sua empresa, por exemplo, pode ser importante criar uma etapa no seu fluxo para esse fim.

4. Invista em ferramentas tecnológicas

Melhorar processos gerenciais na indústria passa por ter na tecnologia uma grande aliada. A adoção de um sistema de gestão não só automatiza certos processos, como representa um ganho de produtividade significativo no dia a dia.

Apostar na implementação de um ERP em sua fábrica de móveis traz inúmeros benefícios para seus processos, entre eles:

  • redução dos erros operacionais;
  • agilidade no acesso às informações;
  • facilidade no monitoramento de indicadores-chave para sua indústria;
  • controle do ciclo produtivo;
  • redução de custos;
  • integração entre áreas da empresa;
  • maior organização de processos internos.

Implementar um sistema de gestão e automatizar certos processos também é uma forma de liberar seus funcionários para atividades mais estratégicas para a empresa.

5. Melhore os processos de comunicação

Outro passo importante para melhorar processos gerenciais na indústria é otimizar os processos de comunicação entre todos os públicos, como funcionários, fornecedores e clientes. É essencial fazer uma análise dos canais disponíveis para dialogar com esses públicos diversos, analisar sua eficácia e, se for o caso, implementar mudanças para tornar a comunicação mais rápida, transparente e eficaz.

Ter o sistema de gestão como aliado pode melhorar essa interação de maneira significativa. Um dos recursos oferecidos pela ferramenta é exatamente o cadastro de fornecedores, clientes e funcionários. Então, com poucos cliques, é possível ter acesso a informações estratégicas sobre esses públicos e estabelecer uma interação muito mais eficiente.

6. Estabeleça métricas

Definir e acompanhar métricas é essencial para o bom desempenho de uma fábrica de móveis. Isso porque a gestão correta de indicadores permite saber se seu negócio está efetivamente apresentando o desempenho esperado.

Ao estabelecer métricas, você também pode cobrar dos seus colaboradores certos resultados de forma mais concreta, pois eles sabem exatamente o que devem atingir. Entre os indicadores que você pode usar na sua indústria estão:

  • indicadores de qualidade, que avaliam se os produtos atendem a determinados padrões;
  • indicadores de capacidade, que especifica quantos móveis e de quais tipos a empresa consegue produzir em determinado período de tempo;
  • indicadores de produtividade, que demostram se a empresa é eficiente considerando o que é produzido em determinado número de horas.

Além dessas métricas, é importante definir ainda alguns indicadores estratégicos, que são aqueles que mostram se os objetivos gerais e metas da empresa estão sendo atingidos.

Depois de definir as métricas de acompanhamento, é preciso medir esses indicadores. Por meio dessa medição, gestores de cada área poderão mensurar o desempenho de projetos do seu setor e, com essas informações em mãos, analisar o que pode ser feito para alcançar ganhos ainda mais altos.

7. Acompanhe resultados

Por fim, para melhorar os processos gerenciais na indústria é preciso acompanhar os resultados após as mudanças para avaliar se o desempenho melhorou. Tenha em mente que a otimização de processos deve ser constante. Afinal, a cada dia surgem novidades e tendências no mercado e um ajuste de rota pode ser necessário.

Ao seguir essas 7 dicas para melhorar processos industriais na indústria ficará muito mais fácil fazer uma gestão de sucesso. Afinal, em um mercado cada vez mais competitivo, é preciso ir além do básico, que é oferecer um produto de qualidade. Para se destacar no mercado moveleiro, é importante conhecer seus diferenciais e ter processos alinhados com os objetivos corporativos.

Depois de ler como melhorar processos gerenciais, você pode gostar também do nosso post sobre como fazer uma gestão estratégica na indústria! Confira agora mesmo!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.