Aumentar a produtividade da marcenaria: 5 dicas essenciais

Aumentar a produtividade da marcenaria: 5 dicas essenciais

Aumentar a produtividade da marcenaria: 5 dicas essenciais

Conseguir aumentar a produtividade sem aumentar os custos mantendo os padrões de qualidade é um desafio para qualquer marcenaria. A maior parte do tempo, a sensação é de que o trabalho já está sendo feito no limite, sem a menor possibilidade de melhoria.

Mas a evolução é sempre possível e deve acontecer de forma contínua. Muitas vezes, ações simples podem possibilitar que a marcenaria faça mais com menos, aumentando também o lucro e a competitividade do negócio.

Neste artigo, listamos 5 dicas que podem ser adotadas para aumentar a produtividade da sua marcenaria. Confira!

1. Faça uma organização e controle do estoque meticulosa

Uma gestão de estoque pode impactar diretamente a produtividade. Uma escassez de alguma matéria-prima pode gerar um gargalo na produção, atrasando as entregas.

Ao mesmo tempo, sobras de certos materiais literalmente mofam no galpão, portanto, é preciso realizar um controle na medida certa para não desperdiçar recursos.

2. Aproveite bem as chapas com um bom plano de corte

Uma das maneiras mais inteligentes de maximizar a produtividade da marcenaria é otimizando o processo de corte. As principais matérias-primas para móveis chegam nesse formato e é preciso aproveitar ao máximo cada peça, elaborando um plano de corte preciso.

Isso até pode ser feito manualmente, mas vale muito a pena investir em um software como Promob Cut Pro, que pode gerar um plano de corte para vários projetos diferentes ao mesmo tempo, além de gerar etiquetas para controle e fazer um aproveitamento engenhoso das sobras.

3. Utilize a tecnologia para reduzir gastos e aumentar a produtividade

O trabalho na marcenaria mudou muito nos últimos anos: hoje é possível executar cortes com serras de madeira mais modernas e precisas, que reduzem o descarte causados por cortes errados e fazem o trabalho com muito mais velocidade.

Outro exemplo é o uso de softwares para gerar projetos como o Promob Start, que aumenta a agilidade e qualidade do processo de produção com a geração de informações mais confiáveis. Para empresas que precisam de mais recursos, é recomendado investir no Promob Builder, que faz uma integração completa dos processos produtivos.

4. Organize o ambiente da marcenaria para aumentar a produtividade

A simples organização da marcenaria pode trazer ganhos significativos na produtividade do trabalho. Em vez de simplesmente distribuir as máquinas e ferramentas pelo espaço de forma aleatória, é interessante pensar em um layout que favoreça o processo produtivo, levando em conta o fluxo do trabalho.

Além disso, não dá para perder tempo procurando ferramentas e materiais espalhados pelo ambiente da marcenaria. Quando cada coisa tem o seu lugar e tudo é organizado, o trabalho é feito com muito mais agilidade.

5. Invista em softwares para agilizar processos administrativos

O trabalho de um marceneiro empreendedor não se resume a montar móveis. É preciso realizar uma série de outras atividades, como o controle do fluxo de caixa, a formatação de orçamentos e a gestão da marcenaria.

Informatizar todos esses processos com softwares especializados pode fazer com que o marceneiro economize tempo e dinheiro, eliminando muita burocracia do seu cotidiano.

Agora que você já sabe formas de aumentar a produtividade da marcenaria e conseguir resultados melhores, que tal entrar em contato com a Promob e conhecer melhor as soluções tecnológicas que vão te ajudar nisso!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.