Técnicas de vendas para gestores: conheça as 6 melhores técnicas

Técnicas de vendas para gestores: conheça as 6 melhores técnicas

Vender é uma das maiores obrigações em toda empesa. Mas, para sempre alcançar as metas, é crucial conhecer as melhores técnicas de vendas para gestores e colocá-las em prática. Que fique claro: não é preciso ser um vendedor nato para obter ótimos resultados em negociações.

São muitas as estratégias para fazer uma transação bem-sucedida. É preciso conhecer o cliente, mostrar as verdadeiras vantagens do bem ou do serviço comercializado, além de buscar uma resolução ganha-ganha no processo de negociação.

Tendo em vista a importância do assunto, elaboramos este artigo. Hoje, você vai conhecer as 6 melhores técnicas de vendas para gerentes e descobrir como aplicá-las na empresa. Continue a leitura e fique por dentro do tema!

1. Preze pelo modelo C3

O sucesso de uma venda é proveniente, em grande parte, da capacidade de influenciar o comprador. Por isso, fique atento a esse modelo:

  • C1 — Confiança: tenha segurança em si e no produto;
  • C2 — Credibilidade: conquiste o consumido ao vender;
  • C3 — Conexão: entre na mesma “frequência” do cliente.

É muito mais difícil vender algo sem confiar em si mesmo e no produto, sem conquistar a credibilidade do comprador e sem falar a mesma “língua” do cliente, isto é, sem estabelecer uma boa conexão.

É preciso destacar, no entanto, que esses 3 critérios são construídos ao longo do tempo. Quando mais se vende, mais confiança se adquire. Quanto mais você se relacionar com os clientes, mais credibilidade e sinergia obterá no momento da negociação.

2. Faça perguntas realmente compreensíveis

Não basta ter foco para fechar uma venda: é preciso ter um real interesse pelo cliente e por suas necessidades. Então, procure fazer boas perguntas, que ajudem a conhecer o perfil do comprador e estabelecer uma verdadeira conexão.

Muitas vezes, as perguntas mais poderosas também são as mais simples. Veja alguns exemplos.

  • O que você deseja?
  • Quais são suas prioridades?
  • O que realmente faz a diferença?
  • O que funciona para você?

Por diversas vezes, o vendedor faz perguntas extremamente difíceis, que os clientes nem mesmo conseguem responder. Em outros casos, fazem perguntas óbvias, que chegam a ofender o cliente. Perguntas coerentes são a base para uma boa conexão, assim como para um ótimo atendimento.

3. Conheça e venda o produto básico

Tecnicamente, todo produto (isto é, bem ou serviço) possui 3 níveis:

  • produto ampliado — diz respeito ao conjunto do produto adquirido (garantia, atendimento do vendedor, rapidez na entrega etc.);
  • produto real — refere-se às características (embalagem, peso, marca, características físicas e assim por diante);
  • produto básico — é o benefício central do produto e o que o cliente realmente deseja obter (bem-estar, exclusividade, realização, entre outros).

O que é preciso ter em mente é o produto básico, ou seja, o benefício central. Veja este exemplo: o cliente não compra uma broca, ele compra o buraco na parece. O mesmo vale para cosméticos. O que o cliente deseja verdadeiramente é o bem-estar e a sensação de beleza.

A estratégia também se aplica à área moveleira. Reflita sobre o produto básico dos móveis comercializados. Alguns exemplos são: exclusividade, conforto, adaptabilidade e inovação. Esses são benefícios que vão além de características físicas dos móveis, já que se relacionam a sensação que será obtida após a compra.

4. Faça com que os compradores se sintam especiais

São diversos os motivos pelos quais os clientes param de comprar ou não concretizam uma transação, como a insatisfação com o produto. O maior problema, no entanto, está no mau atendimento. Sabe-se que 86% dos clientes migram para a concorrência por serem mal atendidos, isto é, não se sentem nada especiais.

Fazer com que o cliente se sinta especial é uma regra de ouro. Chame pelo nome, pratique a escuta ativa, busque atender suas necessidades, preocupe-se em oferecer o melhor. Coisas simples podem fazer toda a diferença para a transação.

Aqui, a ideia é começar a praticar a venda consultiva. Isso significa que o objetivo é comercializar o que realmente pode satisfazer a necessidade do cliente, não o produto mais caro ou que está há tempos no estoque. A simples preocupação em fazer o melhor, não em realizar uma transação comercial, faz com que o ciente se sinta especial.

5. Busque por negociações ganha-ganha

Muitas vezes, existe a ideia de que o bom negociador é aquele que vende o máximo possível, beneficiando a empresa, mesmo em detrimento da satisfação do cliente. Um grande equívoco. Para entender melhor, veja os 4 possíveis resultados de uma negociação:

  • perde-ganha — apenas um lado, vendedor ou cliente, sai ganhando;
  • ganha-ganha — ambos os lados saem vitoriosos;
  • perde-perde — todos os envolvidos são prejudicados;
  • não há acordo — a negociação não é concretizada.

Quando um vendedor chega ao resultado perde-ganha, onde apenas ele sai “ganhador”, é possível que ocorram péssimas consequências. O cliente, ao notar que saiu perdendo, jamais volta à empresa — ou seja, há um resultado perde-perde.

Por essa razão, uma ótima técnica de venda é buscar pela negociação ganha-ganha, em que vendedor e comprador saem beneficiados. Logo, é possível estabelecer uma relação de confiança, fidelizar o cliente em longo prazo e gerar vendas recorrentes.

6. Cultive uma relação de longo prazo

O fim de uma venda é o início de uma relação e de uma série de próximas transações, desde que se consiga manter uma boa relação com o consumidor final. Clientes felizes voltam à empresa e, mais confiantes, ficam mais suscetíveis a novas compras.

Por isso, a última dica é: procure gerar uma relação que perdure. Mantenha contato com o cliente, mesmo após a transação financeira. Ofereça um ótimo pós-venda, envie mensagens em datas comemorativas ou com desconto VIP, enfim, crie estratégias capazes de encantar e manter uma boa relação.

Como foi possível perceber, não é preciso ser um vendedor nato para ter sucesso no processo de venda. Com boas técnicas, é possível fechar uma negociação ganha-ganha e criar uma relação de longo prazo. Além disso, quando gestor compartilha essas boas práticas com a equipe, todos passam a atender os clientes de uma maneira melhor e a cuidar das vendas.

Gostou de conhecer as melhores técnicas de vendas para gestores? Para outras dicas como essa, siga a Promob nas redes sociais: FacebookInstagramYoutube, e LinkedIn.

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.