CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

Usar a inteligência de negócios para tomar as melhores decisões e vislumbrar cenários futuros é essencial para empresas de todos os segmentos. No setor moveleiro, não é diferente. Por isso, contar com as melhores ferramentas de Business Intelligence se revela uma decisão estratégica acertada para a gestão de negócios.

O conceito, que abrange a coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de dados diversos de uma empresa, funciona como apoio para os gestores tomarem decisões mais assertivas. Além disso, o uso de Business Intelligence no dia a dia melhora a qualidade dos investimentos realizados no negócio.

Neste post, vamos mostrar quais os pilares do BI, como ele funciona na prática e 3 ferramentas essenciais para você aplicar esse conceito na sua empresa com eficiência. Siga com a gente!

Quais são os pilares do Business Intelligence?

O Business Intelligence na indústria moveleira, como em outros segmentos, é baseado em três pilares principais: coleta de informações, organização e análise dos dados, além de ação e monitoramento. Veja como cada um deles funciona:

        coleta de informações: ao recolher dados relativos ao negócio, é possível melhorar aspectos como produtividade e resolver possíveis gargalos na sua produção;

        organização e análise dos dados coletados: após a coleta das informações estratégicas, os dados são inseridos em um banco de dados e transformados em relatórios e gráficos para, assim, apoiarem a tomada de decisões dos gestores;

        ação e monitoramento de resultados: os gestores, após tomarem suas decisões tendo como base os dados coletados, definem planos de ação, além de monitorarem de perto os resultados de cada estratégia adotada para checar sua eficácia, reduzindo erros e melhorando processos.

Como funciona o BI na prática?

Agora que você já conhece os três principais pilares do BI, é importante entender como colocá-los em prática. O primeiro passo é criar uma cultura voltada para dados na empresa. Isso pode ser um desafio, principalmente em cenários em que os líderes estão acostumados a tomar decisões baseadas apenas na intuição, sem qualquer apoio.

É necessário, ainda, envolver todas as áreas no processo. Afinal, o BI pode ser utilizado por todos os departamentos da empresa na tomada de decisões e para diminuir erros no dia a dia.

Por fim, é essencial contar com as ferramentas certas para efetivamente colocar o BI em prática na sua empresa. Afinal, ter um sistema com essa funcionalidade traz benefícios como automatização de processos, análise de dados automática e redução do trabalho manual por parte dos seus funcionários.

Quais as principais ferramentas para BI?

Contar com as ferramentas certas é crucial para usar o BI a favor da sua empresa. Entre as que não podem ficar de fora do seu radar estão Adobe Analytics, IBM Cognos Analytics e BIRT. Veja mais sobre cada uma delas e seus principais recursos.

1. Adobe Analytics

O Adobe Analytics promete mesclar, combinar e analisar dados de diversos pontos da jornada do cliente, indo além da simples coleta de informações. Entre os principais recursos do produto estão a unificação de dados, reunindo informações da Internet, dispositivos móveis e até de CRM (Customer Relationship Management).

A ferramenta permite ainda a contextualização de clientes, que atua transformando os dados coletados em insights valiosos para a operação. Com o recurso Analysis Workspace, é possível criar projetos personalizados de análise com a inserção de tabelas de dados e componentes, como métricas e canais.

O Adobe Analytics também usa inteligência artificial para agilizar a análise de dados e acabar com processos manuais nesse sentido. O compartilhamento de informações e a criação de planos de ação são facilitados com a ferramenta.

O ecossistema digital possibilita que os insights obtidos com a análise de dados sejam rapidamente transformados em campanhas de publicidade ou conteúdo personalizado para seus clientes.

2. IBM Cognos Analytics

Uma das ferramentas de BI mais conhecidas do mercado, o IBM Cognos Analytics apresenta alguns diferenciais. Entre eles, o uso da inteligência artificial para descobrir padrões ocultos nas informações da empresa. Ou seja, o sistema vai além de apresentar gráficos simples, fazendo interpretação dos dados e criando insights, com uma linguagem de fácil entendimento para públicos diversos.

A proteção das informações inseridas é outro aspecto importante. A ferramenta viabiliza o controle de quem tem acesso a dados sensíveis e de quem não tem, protegendo informações estratégicas do negócio.

O compartilhamento de dados com diferentes áreas da empresa e a criação de relatórios segundo a recomendação da IA são outros diferenciais dessa ferramenta de BI, que também ajudam a economizar tempo ao preparar dados de forma totalmente automatizada. É possível limpar e combinar as fontes de informações da empresa em poucos minutos com a preparação de dados por IA.

3. BIRT

Por ser uma ferramenta de BI open source, o BIRT se diferencia por possibilitar ao usuário a realização de mudanças e personalizações no sistema para, assim, adaptá-lo às suas necessidades.

Com isso, sua empresa pode, por exemplo, contratar uma equipe de desenvolvedores para adequar a ferramenta à realidade do seu negócio, sem usar necessariamente todos os recursos padrões, criando funcionalidades necessárias para atender às características da sua operação.

Apesar de a possibilidade de personalização do BIRT ser um diferencial da ferramenta de BI, é importante ter em mente que, por ser um sistema open source, de acesso livre, o BIRT não disponibiliza suporte técnico, o que pode ser prejudicial a longo prazo.

Empregar ferramentas de Business Intelligence é essencial para que sua empresa se mantenha competitiva no mercado, usando o poder dos dados a seu favor. Além dos sistemas que indicamos, é importante ter em mente que adotar um software de gestão especializado e que já tenha BI em suas funcionalidades pode ser a melhor opção para o seu negócio.

A relação entre ERP e BI apresenta muitos benefícios, como centralizar em um só lugar todas as informações corporativas e diminuir custos operacionais e administrativos, além de reduzir substancialmente os trabalhos manuais.

Apostar em ferramentas de business intelligence permite ainda exportar relatórios a outros sistemas, minimizar tarefas administrativas e, assim, alcançar mais eficiência no dia a dia do negócio.

Você já conhece o ERP da Promob? Cadastre-se e fale com um consultor

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Woman monitors dark office
Fábricas

CONHEÇA 3 FERRAMENTAS DE BUSINESS INTELLIGENCE E OS SEUS BENEFÍCIOS

promobsoftwaressa_promob_image_582
Fábricas

ENTENDA OS BENEFÍCIOS DA RELAÇÃO ERP E BI

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.