Reduzir o prazo de entrega de móveis planejados: descubra como!

Reduzir o prazo de entrega de móveis planejados: descubra como!

Reduzir o prazo de entrega

Na hora de escolher uma loja de móveis, um dos fatores determinantes para os clientes é o prazo de entrega. Muitas vezes, os consumidores deixam de comprar com determinada empresa porque demorarão muito para receber os móveis adquiridos.

Uma marca que deseja manter uma boa imagem no mercado e garantir uma boa experiência para o cliente, fidelizando os consumidores, deve melhorar seus processos produtivos para oferecer um prazo de entrega competitivo.

Dessa forma, evita-se problemas que podem comprometer a reputação, como atrasos ou entrega de um produto sem qualidade. Aprenda como reduzir o prazo de entrega dos seus móveis planejados!

Tenha o apoio de um software de gestão

Um dos passos importantes para reduzir o prazo de entrega de móveis planejados é implementar um software de gestão para controle e priorização dos pedidos feitos pelos clientes.

Ao usar uma ferramenta como o sistema ERP, você passa a ter gestão integrada, com acesso a todas as informações relativas a transações comerciais e administrativas em um só lugar, como vendas, orçamentos e próximas entregas.

Isso facilita o gerenciamento de todo o processo produtivo. Caso identifique que determinada entrega pode atrasar por falta de determinado tipo de madeira, por exemplo, é possível agir rápido, acionar os fornecedores para agilizar a entrega do material e, assim conseguir cumprir o prazo que acordou com seu cliente final.

Estime o prazo de entrega com sabedoria

Para reduzir o tempo de entrega dos seus móveis planejados é preciso adaptar cada prazo oferecido ao tempo necessário para entregar o produto com eficiência. Nesse sentido, é essencial analisar a complexidade de cada projeto e estimar um tempo viável para concluir a produção.

Ao estimar o prazo para o cliente, não deixe de considerar possíveis imprevistos, como atraso na entrega de determinado material ou, até mesmo, um problema no maquinário.

É muito melhor entregar os móveis antes do prazo acordado com o consumidor do que fazer a entrega depois do dia combinado. Por isso, aposte no planejamento, não prometa mais do que pode cumprir e mantenha um atendimento ao cliente impecável na sua marcenaria.

Se mesmo com todos os cuidados na hora de fazer uma estimativa de prazo, caso aconteça algum atraso durante o processo, é preciso agir com transparência e comunicar o cliente assim que possível. Para converter um consumidor em cliente fidelizado, é importante estabelecer uma relação de negócio em que a confiança seja prioridade.

Automatize processos

Usar a tecnologia como aliada é outro passo importante para reduzir o prazo de entrega dos seus móveis planejados. Por isso, considerar a automatização de processos na sua marcenaria é indispensável para melhorar a produtividade e otimizar atividades do dia a dia.

Investir na automatização de processos é uma forma de liberar os funcionários da sua marcenaria da execução de tarefas rotineiras e repetitivas. Dessa forma, os profissionais podem usar seu tempo em atividades mais estratégicas para o negócio.

A automatização dos processos também melhora a padronização. Isso torna integração de informações de diversas áreas e processos dentro da marcenaria tarefa mais fácil, o que faz com que o prazo entre a venda e entrega seja menor, já que o fluxo de trabalho passa a ser contínuo, sem gargalos no meio do caminho.

Automatizar processos também auxilia na gestão de fornecedores. Você pode não só identificar os principais parceiros da sua empresa, como verificar quando foi feito pedido de materiais e previsão de entrega, informações essenciais para seu prazo de entrega para o cliente final.

Em algumas situações, é possível integrar processos automatizados da sua marcenaria com os dos parceiros, o que melhora a sinergia e, consequentemente, os fluxos de trabalho.

Promova melhorias contínuas nos processos

Promover melhorias contínuas nos seus processos de produção é outra estratégia indispensável para reduzir o prazo de entrega dos móveis planejados da sua marcenaria. O primeiro passo nesse sentido é fazer um mapeamento de todos os processos da empresa.

A partir dele, estude os fluxos de trabalho da marcenaria, com foco em uma visão ampla da rotina. Entre os pontos que pode considerar estão as tarefas que são feitas em sequência, as entradas e saídas de cada processo, a responsabilidade de cada funcionário nas etapas e, por fim, insumos, ferramentas e maquinários necessários.

Depois de mapear os processos da sua marcenaria é hora de revisar os fluxos de trabalho e verificar se há a possibilidade de eliminar tarefas e processos desnecessários. Ao deixar sua operação mais enxuta, você reduz custos, ganha em eficiência e, consequentemente, pode oferecer um prazo de entrega mais competitivo.

Treine seus funcionários

Uma das estratégias mais importantes para melhorar os processos de gestão é investir em treinamento contínuo dos funcionários. A capacitação constante, além de reter talentos, é uma forma de alcançar mais produtividade, otimizar a execução de atividades rotineiras, corrigir gargalos no processo de produção e ganhar mais qualidade no resultado final.

O treinamento de funcionários deve acontecer tanto em termos de operação de máquinas como, também, quanto ao uso de um sistema de gestão. Ao saber qual é sua própria atuação dentro da cadeia de processos da marcenaria, o profissional ganha uma visão geral do ciclo, entendendo que seu trabalho contribui para algo maior e que a boa execução é decisiva para o sucesso da etapa seguinte.

Atualize seu maquinário

Ter ferramentas e máquinas atualizadas é outro passo essencial para quem deseja reduzir o prazo de entrega dos móveis planejados. Muitas vezes, um maquinário defasado atrasa processos, além de comprometer a qualidade do produto final.

Outro cuidado é investir na disposição estratégica de máquinas e ferramentas da marcenaria. Isso facilita a criação de fluxos de produção, além de otimizar processos do dia a dia. Disponha o maquinário de forma centralizada, com os equipamentos mais importantes em um só lugar. Garanta também que as ferramentas necessárias para todas as etapas da produção de móveis estejam sempre à mão.

Siga nossas dicas e dê os primeiros passos para reduzir o prazo de entrega dos seus móveis planejados e melhorar ainda mais a experiência do cliente com a sua marcenaria!

Além de ter um bom prazo de entrega, outro fator que faz a diferença no mercado moveleiro é contar com um bom profissional para a venda dos produtos. Confira as 7 características que um bom vendedor de móveis deve ter!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.