O software em 3D é uma tecnologia que pode melhorar a visualização dos projetos e agilizar o processo de criação e entrega aos clientes. Entenda!
Se há algo que pode transformar a maneira como os projetos são apresentados no setor moveleiro é a capacidade de visualizar ideias em três dimensões. Com a ajuda de softwares 3D, por exemplo, é possível alcançar um nível de detalhamento que as plantas 2D simplesmente não conseguem entregar.
Você já faz uso dessas ferramentas?
Neste artigo, veremos como essa tecnologia em 3D pode levar seus projetos a outro nível, e conhecer soluções inovadoras, como o Promob Plus que estão moldando o futuro do design mobiliário. Acompanhe!
O que é um software em 3D?
O software em 3D é uma tecnologia de modelagem que permite a criação de modelos tridimensionais que replicam objetos, ambientes e estruturas físicas com altíssima qualidade.
Por envolver técnicas como renderização e simulação física, além de trazer versatilidade, ele tem ganhado muitos adeptos, em especial, os profissionais que trabalham no setor de arquitetura, design de interiores e marcenaria.
Ainda, ele tem elevado o nível dos projetos a outro patamar ao oferecer uma visualização clara do resultado antes mesmo do primeiro material ser cortado ou instalado.
Por que usar um software em 3D nos projetos?
Todo desenho técnico tem por característica os detalhes e a simplificação de alguns processos, como medidas e elaboração de layouts. No entanto, ferramentas 2D, muitas vezes, não conseguem transmitir completamente o conceito do projeto, o que pode dificultar a compreensão por parte do cliente e impactar diretamente a aprovação.
O 3D, por outro lado, permite que o esboço seja desenvolvido com base na técnica de volumetria, ou seja, a apresentação do produto final acontece já com o formato, cor e textura que ela terá quando sair do papel.
Para os designers de interiores, o recurso também ajuda a ampliar a percepção dos cômodos por meio de elementos decorativos. Por isso, os modelos 3D ganham cada vez mais destaque. Com materiais ricos graficamente e realistas, os clientes são sempre surpreendidos.
Isso porque, usar esse recurso é uma forma de aproximar e melhorar as relações em todas as etapas.
Esse alinhamento com o mundo real por meio das ferramentas oferecidas por softwares de ponta — como é o caso do Promob Plus — não anula a necessidade das plantas baixas. Pelo contrário, ele ajuda a desenvolver e entregar uma modelagem 2D mais completa e estruturada.
Além disso, como todo projeto é criado digitalmente, o usuário consegue economizar em vários aspectos. Uma falha na planta é corrigida rapidamente no software, o que elimina o risco de identificar problemas apenas durante a execução da obra. Com um detalhamento tão aprofundado, os gastos com materiais, retrabalho e papel são reduzidos, evitando problemas que poderiam atrasar o cronograma ou gerar custos extras.
Como o software 3D agiliza a execução dos projetos?
A adoção de software 3D no setor moveleiro tem o potencial de transformar o modo como os projetos são concebidos e executados. Mas como isso funciona, na prática, e principalmente, como ele agiliza os trabalhos? Acompanhe:
- Visualização realista: podemos fazer a representação fiel do projeto, com texturas e iluminação mais realistas, facilitando a identificação de problemas antes da execução;
- Simulações e testes: podemos também realizar simulações de diferentes cenários, ajudando a antecipar quaisquer desafios que podem impactar a duração do projeto;
- Agilidade nas revisões: alterações podem ser feitas rapidamente, permitindo que os clientes vejam atualizações em tempo real;
- Automação de tarefas: Software em 3D que automatizam processos, como dimensionamento e criação de listas de materiais, nos ajudam a economizar tempo e minimizar erros humanos;
- Colaboração: podemos também facilitar a colaboração entre designers, engenheiros e clientes, permitindo que todos trabalhem em um único projeto simultaneamente;
- Integração: a integração com ferramentas de gerenciamento de projetos permite que todos os dados do nosso projeto estejam atualizados e acessíveis;
- Redução de custos e prazos: ao agilizarmos a execução e a redução de retrabalhos, conseguimos minimizar o tempo de entrega e os custos;
- Documentação e apresentação: podemos usar a solução para gerar documentos automaticamente, como plantas e cortes;
- Melhoria da experiência do cliente: a visualização em 3D oferece uma experiência mais imersiva e envolvente para os clientes, acelerando o processo de validação e aprovação.
Quais são os tipos de software em 3D?
Existem diferentes tipos de software em 3D que estão à disposição e cada um deles é indicado para atender um nicho específico.
Modelagem 3D
O software de modelagem 3D é recomendado para criação de protótipos e peças personalizadas. Ele projeta objetos tridimensionais, como móveis sob medida, ambientes arquitetônicos e elementos decorativos, além de estruturas mais complexas, por exemplo, escadas e divisórias internas.
Esses softwares são indicados para profissionais que buscam precisão e personalização em seus projetos.
Animação 3D
Já o software de animação 3D é voltado para a criação de movimentos e cenas dinâmicas. Ainda, é responsável por dar vida a objetos e personagens, o que permite que os profissionais o utilizem para desenvolver simulações realistas de uso e interação dos produtos.
Essa tecnologia é muito utilizada em projetos que precisam de visualizações dinâmicas, como catálogos interativos e simulações de montagens.
Renderização
O software de renderização 3D, por sua vez, foi projetado para gerar imagens altamente realistas dos projetos. Nele, podemos configurar a iluminação, aplicar texturas realistas, definir a câmera e também criar vistas detalhadas de diferentes ângulos.
Ademais, a renderização permite uma visualização quase que fotográfica do resultado do projeto, ajudando a alinhar expectativas com os clientes.
Simulação física
Por último, o software de simulação física é destinado aos projetos que precisam replicar o comportamento de materiais e forças da natureza, como gravidade e atrito.
Muito popular no meio arquitetônico e de engenharia, ele nos ajuda a testar a viabilidade estrutural dos projetos e garantir que os materiais utilizados na obra suportarão as condições reais de uso.
Quais são as vantagens de apresentar um projeto em 3D?
Mesmo que a apresentação de projetos em 3D seja uma prática cada vez mais obrigatória para quem trabalha no setor moveleiro, pode acontecer de encontrarmos profissionais receosos sobre o uso da tecnologia.
Afinal, será que o investimento realmente vale a pena?
Para responder a isso, nada melhor do que conferirmos as vantagens que o software entrega para a apresentação desses projetos.
Detalhes
O projeto ideal é aquele que é rico em detalhes e chama a atenção do cliente.
Em uma apresentação 3D, cada aspecto do ambiente é representado com precisão, desde aplicação de rodapé, utilização de determinados móveis ou acessórios, aplicação de gesso, decoração rica, ambientação no desenho, etc. Assim, o cliente consegue ver, de forma quase palpável, como cada elemento interage no espaço, ajudando-o a visualizar o ambiente final.
Iluminação
A iluminação é um elemento que ajuda a definir a atmosfera e a funcionalidade de um ambiente. Por isso, ao usar um software 3D, temos a possibilidade de ajustá-la conforme exige o projeto, simulando diferentes cenários e fontes de luz.
Se no local forem incluídos vidros, espelhos, tecidos e superfícies reflexivas, por exemplo, será necessário realizar um cálculo de luz diferente do que em uma cena em que há somente superfícies foscas e opacas. Nesse caso, podemos usar um software, como o Promob Plus, para analisar toda a cena e verificar como a distribuição das luzes pode influenciar o ambiente.
Texturas e acabamento
Um software 3D oferece a oportunidade de aplicar as texturas de maneira extremamente realista, permitindo que o cliente visualize diferentes combinações de materiais, como pisos de madeira, mármore, tecidos e metais.
O Promob Plus oferece uma biblioteca extensa de texturas, além da possibilidade de adicionar opções personalizadas. Isso proporciona uma liberdade criativa sem precedentes, uma vez que o designer pode testar diferentes acabamentos sem precisar refazer todo o projeto.
Funcionalidades
As funcionalidades que os softwares em 3D oferecem tornam o processo de criação mais ágil, dinâmico e personalizado. No caso do Promob, o recurso Geometria permite que os usuários criem desde móveis a detalhes e objetos na cena, deixando o profissional mais livre para projetar e independente da biblioteca disponibilizada.
Quais são os melhores softwares em 3D?
Com a grande oferta de software em 3D no mercado, o desafio das empresas e profissionais é escolher uma ferramenta que, além de entregar um ótimo preço, também consegue atender todas as necessidades e exigências técnicas.
Nesse ponto, que diferenciais a tecnologia deve entregar para se enquadrar na categoria de um bom software? Confira:
- Interface intuitiva para facilitar a instalação e uso para profissionais de diferentes níveis de experiência;
- Biblioteca extensa de elementos, permitindo o acesso a uma variedade de componentes para a personalização dos projetos;
- Alta qualidade de renderização para visualizar fotorrealistas que melhoram o entendimento e a apresentação para os clientes.
Quais são as características do software da Promob?
O Promob Plus é um software com ênfase na ambientação virtual 3D, com o objetivo de auxiliar o trabalho dos designers de interiores. Ele consegue unir na plataforma não só os desenhos gráficos ultrarrealistas, mas também ferramentas que auxiliam a gestão e o controle de vendas.
Uma das principais características do software é a simplicidade para desenvolver uma planta. Com uma interface intuitiva, o usuário pode produzir um cômodo, com todos os embutidos, medições, plantas e orçamento completo do ambiente em 20 minutos. Tudo graças à biblioteca presente no sistema que possibilita estipular o preço de cada peça, componente e placa, juntos ou separados, rapidamente.
Por causa da sua renderização de alta qualidade, o usuário pode mostrar para seu cliente como será cada detalhe do projeto. Além disso, há suporte para apresentações em realidade virtual, o que aproxima ainda mais o contratante do seu futuro espaço. Ainda, é possível distribuir a luz pelo local para destacar peças ou realçar os detalhes do projeto.
Para complementar o desenho, o designer pode acrescentar outros elementos por meio de um editor de imagens e efeitos para melhorar ainda mais a visão do plano. Ademais, o sistema permite que sejam criados módulos novos ou editar os presentes na biblioteca da plataforma, podendo modificar texturas, acabamentos e qualidade, conforme a necessidade do contratante.
Uma planta incrível precisa representar aquilo que o comprador mais deseja e planejou no momento que contratou o serviço. Mas isso se torna difícil com tecnologias obsoletas ou que não oferecem ferramentas atualizadas, capazes de ajudar na imersão do plano e contribuir para toda a etapa de criação.
Para melhorar a experiência do cliente e desenvolver um projeto realmente encantador, invista em um software que não faça apenas o desenho técnico, mas também entregue todas as informações necessárias para o consumidor. O Promob Plus é o mais completo e efetivo na hora de desenvolver ambientes em 3D.
Como escolher o software em 3D ideal para o seu projeto?
Decidiu que quer investir em um software em 3D, mas não se sente seguro(a) para tomar essa decisão ainda?
O time da Promob preparou um passo a passo bem simples que pode ajudar na escolha da ferramenta certa para o seu projeto.
“Qual é o foco do seu projeto?”
Antes de escolher o software, é importante definir uma direção e a principal aplicação dele no seu projeto.
Se o foco é apresentar uma proposta visualmente rica ao cliente, um software com renderização de alta qualidade e suporte para realidade aumentada pode ser interessante. Já para aqueles que precisam de uma maior precisão em modelagem técnica, softwares voltados para protótipos detalhados ou simulações físicas serão mais apropriados.
Para ajudar a definir o objetivo, considere se perguntar:
- Quais são as necessidades visuais e técnicas do projeto?
- O cliente valoriza uma apresentação visual imersiva ou detalhes técnicos mais aprofundados?
“Será que o software é fácil de usar?”
A interface intuitiva é outro fator que precisamos considerar na hora de escolher, especialmente se você ou sua equipe não tiverem experiência extensa com softwares 3D.
Um sistema muito complexo pode demandar mais tempo de aprendizado e afetar a produtividade e prazos de entrega. Por isso, prefira plataformas que oferecem tutoriais, suporte técnico e comunidades ativas para ajudar a resolver eventuais dúvidas rapidamente.
“Quais recursos o software oferece?”
A ferramenta fará parte do seu dia a dia, atuando lado a lado na realização dos projetos. Portanto, verifique também quais são as funcionalidades e recursos que o software oferece, pois são eles que vão ditar se ele atenderá plenamente suas necessidades.
Ademais, é importante que ele tenha uma ampla biblioteca de componentes e texturas personalizáveis. Além disso, inclua recursos avançados, como simulações de iluminação, renderização em tempo real e edição de objetos. Todos esses detalhes vão otimizar o processo de design e tornar o seu projeto mais profissional.
Conectando tudo: “O software conversa com suas outras ferramentas?”
Você e o seu time certamente utilizam outras tecnologias. Portanto, avalie se o software em 3D escolhido é compatível com outras ferramentas que você já usa, como sistemas de gestão de projetos, ERP, orçamento ou ferramentas CAD.
A integração facilita todo o fluxo de trabalho e evita retrabalho que pode comprometer prazos e resultados. Além disso, a capacidade de exportar arquivos em formatos diferentes (.DWG, .OBJ ou .FBX) é importante para garantir que os projetos possam ser compartilhados e/ou editados em outras plataformas.
“O custo compensa os benefícios?”
A escolha do software em 3D não pode ser fundamentada apenas em custo, mas também em retorno sobre o investimento.
Um software mais caro pode assustar em um primeiro momento, mas trazer benefícios como redução de erros, agilidade no processo de criação e uma apresentação mais profissional — resultando em maior satisfação do cliente. O mesmo pode não acontecer com uma tecnologia mais “acessível”.
Aqui, você pode considerar também opções de assinaturas mensais, que podem ser uma alternativa mais em conta para começar a usar a tecnologia.
“Será que terei suporte técnico e atualizações?”
O suporte técnico e atualizações contínuas são fatores que não devem ser ignorados de forma alguma. Isso porque, um software atualizado, que está em constante aprimoramento, garante que você sempre terá acesso às tecnologias mais recentes e soluções rápidas para eventuais problemas.
Por isso, lembre-se: pesquise sobre o suporte oferecido pela empresa desenvolvedora e veja se há uma comunidade ativa de usuários.
Os projetos ganham vida quando usamos software em 3D. Leve essa realidade para dentro do seu negócio — assim como outras grandes marcas — e conte com ferramentas como a Promob para transformar suas ideias em projetos inovadores e de alta qualidade.
Gostou do post? Então, siga a Promob em nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades relacionadas à tecnologia no setor moveleiro. Estamos no Facebook, Instagram, YouTube, e LinkedIn.