Projeto novo? Saiba como calcular material de marcenaria

Você sabe como calcular material de marcenaria? Isso pode ajudar você a reduzir desperdícios e aumentar a margem de lucro em seus projetos. Entenda!

Saber exatamente como calcular material de marcenaria e o quanto ela gasta para executar um projeto pode fazer a empresa otimizar o uso de recursos, evitar desperdícios e aumentar a margem de lucro.

Mas indo além do que muitos pensam, calcular o material não é uma tarefa tão simples quanto parece, e eis o motivo: existem vários elementos que precisam ser considerados no cálculo, além de apenas a quantidade de madeira utilizada.

Pensando em ajudar as marcenarias a não errar mais neste processo, criamos este artigo para esclarecer o que é necessário para calcular o material, como fazer isso na prática e qual é a importância de fazer o planejamento do cálculo para diminuir o custo do projeto. Acompanhe!

O que é necessário para calcular material de marcenaria?

Antes de iniciar o cálculo, será preciso que o gestor da marcenaria entenda quais elementos são necessários para obter uma estimativa:

  • Lista detalhada dos materiais que serão usados no projeto, como madeira, ferragens, acabamentos, etc.;
  • Dimensões exatas de cada peça do móvel;
  • Perdas estimadas no processo de corte e montagem;
  • Custos adicionais, como cola, tinta, verniz e demais insumos;
  • Valores atualizados dos fornecedores para cada material.

Afinal, como calcular material de marcenaria?

Uma vez que tiver providenciado os elementos, finalmente será possível dar início ao cálculo.

1 Registre todos os detalhes da encomenda

Parece uma dica óbvia, visto que as especificações são sempre repassadas, mas vale ressaltar que o ideal é que o gestor sempre registre detalhes a respeito do que precisa ser feito:

  • Materiais que serão utilizados;
  • Qual é o prazo de entrega — que inclusive pode influenciar nos preços;
  • Acabamentos e revestimentos necessários;
  • Quantidade de peças e suas respectivas dimensões.

Entre outras informações relevantes que podem fazer diferença no projeto.

2 Transfira as informações para um sistema ou planilha

A fim de evitar a perda de dados sobre a encomenda, é importante digitalizar as informações e transferi-las para um sistema ou planilha. Hoje, existem muitas ferramentas disponíveis no mercado que foram desenvolvidas justamente para atender essa necessidade das marcenarias.

3 Calcule a quantidade de material necessária

Feito isso, é hora de partir para o cálculo de material, na prática. Ele será feito com base em todas as informações que foram registradas e formalizadas no projeto e o profissional deverá realizá-lo da seguinte forma:

  • Calcular a metragem total da madeira necessária para a produção das peças, multiplicando as dimensões de cada peça do projeto e somando todas as quantidades.

Como há perdas no corte, é importante considerar um percentual de desperdício para garantir que não falte material durante a produção.

Assim como os dados iniciais do projeto, as quantidades também devem ser inseridas em um sistema ou planilha para evitar que as informações sejam esquecidas ou extraviadas.

4 Realize um processo de compra formal

Uma vez que sabe a quantidade necessária de material, o gestor poderá realizar o processo formal de compra. Aqui, o ideal é que ele realize a cotação com 3 (ou mais) fornecedores e vá padronizando as negociações para reduzir os custos e evitar cair em armadilhas como o desconto para compras em volumes maiores.

5 Avalie a possibilidade de investir em um sistema especializado

Ainda hoje é comum ver marcenarias realizando atividades administrativas manualmente. Isso é errado? Não, mas investir em um sistema específico para a gestão de marcenaria, por exemplo, pode simplificar a rotina da empresa e permitir aos gestores um melhor controle sobre os projetos de móveis.

Entre as funcionalidades principais dessa tecnologia, temos a criação e apresentação de projetos, o planejamento de corte e a fabricação e geração de orçamentos.

Como o planejamento do cálculo de material de marcenaria impacta o custo do projeto?

Quando o cálculo é feito de forma desorganizada, existe a chance da marcenaria superestimar ou subestimar a quantidade de materiais, o que, eventualmente, pode gerar prejuízos financeiros.

Se faltar material, por exemplo, será necessário fazer compras emergenciais, geralmente a preços mais altos. Mas se sobrar, o capital ficará imobilizado em estoque.

No entanto, planejar o cálculo com antecedência pode eliminar esses problemas. Assim, a marcenaria consegue trabalhar com dados mais precisos desde o início do projeto.

Ao detalhar previamente as dimensões das peças, os tipos de materiais necessários e a taxa de desperdício, a empresa consegue calcular a quantidade exata de insumos a serem adquiridos. Dessa forma, evita-se tanto a compra excessiva quanto a compra insuficiente.

Gostou de saber como calcular material de marcenaria? Então, aproveite e veja como melhorar a administração financeira da sua empresa. Preparamos um guia completo sobre o assunto. Confira agora!

Compartilhe este artigo

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.