Tipos de serra para madeira: quais são e como usar?

As marcenarias possuem diferentes tipos de ferramentas e equipamentos para desempenhar o trabalho de corte e acabamento. Uma das principais e mais importantes é a serra para madeira, responsável por cortar e dividir peças.

Agora, quais são os tipos de serra para madeira existentes e como cada uma delas pode facilitar o trabalho do marceneiro? Vamos descobrir neste post!

Quais são os tipos de serra para madeira?

As serras para madeira variam conforme o tipo de corte, material e aplicação.

. Confira os principais tipos:

Serra manual

As serras manuais são empregadas em tábuas, aglomerados, painéis de madeira maciça, compensado, MDF etc. O punho é confeccionado, na maioria das vezes, em madeira e o formato dos dentes é variável:

  • Verticais para traçar;
  • Semi deitados para serrar, também, no sentido dos veios (dupla ação).

Ainda, a quantidade de dentes por polegada (TPI) é igualmente importante.

Serrote de costas

Apresenta lâmina retangular com costas reforçadas por banda de metal que a conserva reta. Tem dentes finos que são indicados para folheados, molduras e perfis.

Serra de esquadrilhar

É uma guia com corte de metal, que apresenta precisão elevada. Nela, é ajustada uma serra com posição regulável conforme determinado ângulo ou de grau em grau.

Serra de caixilhos

Parece com o serrote, mas é menor e tem dentes com inclinação reduzida. Sua função é serrar ripas mais finas, entalhes e molduras.

Serra de painéis

Possui um nariz dentado muito útil, pois possibilita iniciar o corte no meio de um painel sem necessidade de furos.

Serrote de ponta

Tem uma lâmina longa e estreita que culmina em uma ponta. O punho se assemelha a uma pistola. Com ele, o marceneiro pode realizar cortes em curva e aberturas, desde que faça antes um furo.

Serra universal

Usada para serrar uma diversidade de materiais, como madeira, metal e plástico.

Serra de arco ou recorte

Possui um arco de metal e uma lâmina longa e desmontável. É muito utilizada em projetos que exigem precisão em cortes sinuosos, especialmente em materiais mais delicados.

Serra de rodear

Seu arco mais profundo também é metálico, mas os dentes são virados para baixo. Geralmente, é usada para executar operações de modelagem e recortar contornos arredondados em folheados.

Serra para concreto celular

Possui dentes bem temperados (diamantados), apropriados para serrar blocos de concreto celular.

Serra de metais

Possui arco de metal e dentes voltados para fora. Serve para o corte de madeira, plástico e metais. Existe também a serra de metais júnior, que tem lâmina muito afiada e conta, geralmente, com 32 TPI. Ademais, a mini serra de metais, cuja lâmina está ajustada a um punho simples. Essa é recomendada para trabalhos de peças mais complicadas.

Serra elétrica

Vamos considerar agora os tipos de serras elétricas, que tornam bem mais fáceis as atividades de confecção de móveis.

As serras de dentes alternados são muito usadas no dia a dia do marceneiro, oferecendo o corte padrão na madeira maciça (cortes longitudinais). Os dentes trapezoidais também são comuns (um dente reto, alternado com um chanfrado, em ambos os lados), fornecendo bom acabamento e evitando lascas em compensados e folheados.

Serra circular

Apresenta diversos tipos de discos, podendo ser usada em diferentes materiais. As lâminas com dentes largos (tratamento de carbono) serram perfeitamente no sentido do veio. Seus cortes grossos só não são indicados para metais de carbono, pedra, alvenaria, madeira com pregos.

A lâmina universal serra e traça madeira maciça. O disco de traçar, com corte mais fino e mais dentes, pode cortar pregos. A lâmina de dentes mais finos é apropriada para plásticos menos espessos e painéis de isolamento.

Serra tico-tico

A rotação do motor permite uma movimentação vertical de vaivém, que põe a lâmina em funcionamento e permite ainda uma movimentação de pêndulo. Essa movimentação simultânea facilita o trabalho e reduz o desgaste da lâmina.

Ideal para executar curva. Quanto mais estreita for a lâmina, mais cortes fechados produzirá. Geralmente, a lâmina é fixa, mas existem modelos em que ela gira sobre si mesma.

Quais cuidados são importantes ao usar os diferentes tipos de serra para madeira?

Independentemente do tipo de serra utilizado, manual ou elétrica, é importante que a marcenaria tenha práticas regulares de manutenção e segurança para manter os equipamentos em dia e garantir que as pessoas envolvidas no processo de corte fiquem livres de acidentes.

Manutenção preventiva

A manutenção preventiva é uma prática que visa garantir o bom funcionamento das ferramentas e equipamentos antes que ocorram falhas ou desgastes.

Nas marcenarias, isso consiste em manter as lâminas afiadas, inspecionar os cabos elétricos, lubrificar e verificar possíveis folgas nas peças móveis.

Uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

Os EPIs devem ser utilizados para garantir a segurança dos trabalhadores que manuseiam os diferentes tipos de serra para madeira. Nessa lista, entram:

  • Óculos de proteção para evitar que partículas e lascas atinjam os olhos durante o corte.
  • Luvas específicas para proteger as mãos contra cortes e abrasões.
  • Protetores auriculares para reduzir o impacto do ruído intenso.
  • Roupas adequadas, como aventais de couro ou tecidos resistentes, para evitar que fragmentos provoquem lesões no corpo.
  • Capacetes e calçados de segurança para evitar impactos e escorregões em áreas onde há movimentação de peças pesadas.

Verificação das lâminas e discos

Antes de iniciar qualquer operação, é importante também verificar o estado das lâminas e discos de corte para evitar o risco de acidentes. Para isso, recomenda-se realizar trocas de lâminas e discos sempre que necessário e fazer o armazenamento adequado em locais secos.

Ajuste e fixação das peças

O uso de grampos e suportes adequados vai impedir que a peça se mova ou vibre durante o procedimento de corte. Portanto, sempre que um operador for manusear uma serra para madeira, oriente-o a ajustar as guias para que o corte siga a linha desejada (evitando cortes irregulares e desperdício de material), e claro, para minimizar o risco dele se machucar.

Capacitação dos operadores

O treinamento periódico vai assegurar que os operadores fiquem familiarizados com as práticas de segurança, conheçam os riscos envolvidos ao manusear os diferentes tipos de serra para madeira e saibam exatamente como agir em caso de emergência.

Para essa capacitação, sua empresa pode investir em workshops, palestras e treinamentos sobre o uso de cada equipamento.

Organização do ambiente de trabalho

A marcenaria deve ter uma rotina de limpeza constante para evitar o risco de quedas e tropeços. Manter cada serra em seu local específico, com suportes próprios e em locais visíveis, dispor as ferramentas de forma ordenada e garantir a remoção de resíduos como serragem e aparas são alguns exemplos de práticas que vão ajudar na organização do ambiente.

Procedimentos de desligamento e armazenamento

Ao finalizar o uso de qualquer serra, é importante também desconectar a ferramenta da tomada, travar dispositivos de segurança e guardar as lâminas em locais apropriados para eliminar quaisquer riscos. Caso a marcenaria não tenha esse protocolo definido, deve-se estabelecer um padrão e adotar procedimentos de modo que todos saibam o que fazer após o uso. Gostou de conhecer todos os tipos de serra para madeira? Então, não deixe de conferir também nosso artigo: “Técnicas de marcenaria: quais são e como otimizar?”

Compartilhe este artigo

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.