Materiais para marcenaria: 4 dicas para comprar e economizar

Materiais para marcenaria: 4 dicas para comprar e economizar

Materiais para marcenaria: 4 dicas para comprar e economizar

Nem sempre o dinheiro é o grande culpado pelos problemas na hora de comprar materiais para marcenaria. Muitas vezes, uma estratégia de gestão de estoque errada, produtos de baixa qualidade ou a compra por impulso podem prejudicar o caixa e comprometer a produtividade da empresa.

Para economizar na compra e não perder na qualidade final, é importante seguir algumas estratégias básicas de administração financeira. Neste artigo, separamos quatro dicas para lhe ajudar a comprar os materiais para marcenaria. Confira!

1. Sempre pesquise materiais para marcenaria com mais de um fornecedor

Quem quer economizar e conseguir o melhor preço deve sempre pesquisar opções antes de fechar a compra. Mesmo que sejam matérias básicos como pregos e parafusos, é crucial saber os valores cobrados por pelo menos mais de um fornecedor.

Assim como os clientes da marcenaria, que fazem vários orçamentos com a concorrência antes de fechar, o marceneiro também deve buscar opções na hora de decidir suas compras e acertar o negócio com quem oferecer condições melhores.

Algumas vezes, não vai ser nem o preço o fator decisivo para a escolha, mas sim uma qualidade superior ou um pagamento facilitado. Justamente por isso, pesquisar e estudar as opções no mercado é algo que deve ser feito sempre.

2. Tenha fornecedores de confiança

Depois de algumas compras e uma boa relação, é natural que o marceneiro consiga formar uma rede de fornecedores de confiança. Com esses parceiros, a qualidade, o preço, o serviço ou tudo isso é mais garantido.

É importante ter fornecedores de confiança, mas o marceneiro nunca deve se restringir apenas a eles: fazer pesquisas continua sendo uma obrigação a cada compra, já que, algumas vezes, os concorrentes desse parceiro podem oferecer condições melhores.

Ainda assim, mesmo que os valores do fornecedor de confiança estejam maiores que os de outros concorrentes, fechar com eles pode ser uma boa, pois reduz em muito as incertezas da compra, além de fortalecer a parceria.

Conseguir fornecedores de confiança é um processo gradual que acontece com o amadurecimento do negócio, mas é possível pegar um atalho nisso: buscar indicações de pessoas igualmente confiáveis que tenham mais experiência no setor.

3. Compre os materiais para marcenaria na medida certa

A maior parte dos materiais de marcenaria devem ser comprados na quantidade certa para os projetos que já estão fechados com o cliente. Como a maior parte dos trabalhos são personalizados e bem específicos, não dá para fazer estoque de boa parte dos materiais usados.

E para não comprar nada a mais ou a menos, a recomendação é fazer um cálculo cuidadoso do que será utilizado, tendo como base o projeto. Para esse planejamento, o ideal é ter um software especializado para marcenarias, que já feche entregue essa conta exata na elaboração do projeto.

4. Faça uma gestão de estoque eficiente

Alguns materiais mais genéricos, como lixas, verniz, parafusos, cavilhas e fitas de borda podem e devem ser estocados pela marcenaria. Ter um estoque razoável desses produtos reduz gargalos na produção.

Ninguém gostaria de atrasar uma entrega em um dia porque faltou um prego ou uma fita de borda em um móvel. Por isso, ter uma gestão de estoque eficiente desses materiais é essencial para uma produtividade fluida, além de evitar que a marcenaria compre mais ou menos que o necessário.

E você? Como faz para economizar na compra de materiais para sua marcenaria? Compartilhe com a gente nos comentários abaixo!

Compartilhe este artigo

Artigos relacionados

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas
Marcenaria, Designers e Arquitetos

Renderização: aprenda 3 técnicas para encantar clientes e aumentar as vendas

O mercado moveleiro está em constante expansão no Brasil e o Rio Grande do Sul lidera o cenário. Saiba mais sobre a importância da Promob para esse setor.
Fábricas, Marcenaria

Setor moveleiro: conheça os estados brasileiros que se destacam

Maquina CNC
Marcenaria

CNC para marcenarias: como utilizar essa tecnologia no trabalho com madeira

plugins premium WordPress

Inscreva-se

Acompanhe artigos, dicas e tutoriais sobre o mercado moveleiro.